Seminário debate regras e tendências à campanha eleitoral

ELEIÇÕES 2024

Seminário debate regras e tendências à campanha eleitoral

Evento ocorre no dia 12 de abril, na Univates. Iniciativa também tem Avat e Escola Judiciária do TRE à frente. Entre os palestrantes confirmados, há políticos, advogados e sociólogos

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Abril de 2024 às 07:19

Seminário debate regras e tendências à campanha eleitoral
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (Ejers) e a Univates preparam um evento voltado a discussão de regras e tendências para a próxima campanha eleitoral. O evento está marcado para o dia 12 de abril, no prédio 7 da universidade.

O Seminário Eleições 2024 é considerado o primeiro com este viés na região. Dezenas de palestrantes estão confirmados, como políticos, advogados, sociólogos e promotores. A programação completa será divulgada ainda esta semana.

Conforme o presidente da Avat e vereador em Muçum, Marcos Bastiani, a atividade surge num momento importante da chamada “pré-campanha”, onde começam as tratativas entre partidos e as primeiras definições de nomes que irão concorrer em outubro. Também se faz necessária por conta das mudanças em regras, estabelecidas na legislação eleitoral.

“Nem todo gestor na área pública tem tempo de se atualizar, de saber quais as regras que mudaram. E a eleição para prefeito é o período onde se fazem as experiências daquilo que se tornará, depois, as normas em nível estadual e federal. Por isso entendemos prudente trazer este debate”, observa.

Esclarecimentos

Conforme Bastiani, o seminário será uma possibilidade para especialistas esclarecerem pontos importantes que irão nortear a campanha. eleitoral Por isso, e pela pluralidade na lista de palestrantes confirmados, cita que o evento também é voltado para atender diversos profissionais e públicos.

“Queremos criar um espaço de comunicação direta e orientação para pré-candidatos, assessores, estudantes, funcionários, líderes partidários e a comunidade em geral. Esse grupo de palestrantes, conforme a expertise de cada um, irá levar sua experiência para o público presente”.

Temas como prazos, coligações, penalizações e cota de gênero devem estar em evidência nas palestras do seminário. “Buscamos levar essa informação e fazer a integração entre os convidados, e passar a régua no que deve valer para 2024”.

Protagonismo

No comando da Avat desde o começo do ano, Bastiani ressalta que o seminário é mais uma forma de mostrar o protagonismo que a entidade tem pleiteado nos últimos anos, ao estar na linha de frente em temas e debates de interesse da região.

“Não podemos ficar alheios a esses debates. Vemos muitos absurdos em câmaras, proposições sem sentido. Por isso, creio que essa busca por conhecimento e profissionalização é fundamental. São coisas que a população espera da gente”, afirma. Hoje, a Avat conta com cerca de 30 câmaras de vereadores da região associadas.

Convidados

  • Any Ortiz, deputada federal
  • Carlos Augusto Fiorioli, promotor de Justiça
  • Christine Rondon, advogada especialista em Direito Eleitoral
  • Débora do Carmo Vicente, coordenadora da Escola Judiciária do TRE-RS
  • Elaine Harzheim Macedo, desembargadora do TRE-RS
  • Fábio Gisch, advogado especialista em Direito Eleitoral
  • Jonas Caron, advogado especialista em Direito Eleitoral
  • Maritânia Dallagnol, advogada especialista em Direito Eleitoral
  • Mareli Vogel, socióloga e assessora da Casa Civil do RS
  • Marília Medeiros Piantá, assessora técnica do TRE-RS
  • Rafael Morgental, advogado especialista em Direito Eleitoral
  • Renato Zanella, sociólogo
  • Rodrigo Lorenzoni, deputado estadual
  • Roger Fischer, presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-RS
  • Vanusa Castilhos, contadora

Acompanhe
nossas
redes sociais