Especialista considera ambiente escolar como vital a crianças com TEA

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Especialista considera ambiente escolar como vital a crianças com TEA

Neuropsicopedagoga Maria Helena Hermann aborda relevância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por

Especialista considera ambiente escolar como vital a crianças com TEA
Neuropsicopedagoga Maria Helena Hermann (Foto: Rodrigo Gallas)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta terça-feira, 2. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007. O objetivo é disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater a discriminação e o preconceito associados a condição.

Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, a neuropsicopedagoga Maria Helena Hermann aborda a relevância da data e discute sobre o transtorno.

Maria destaca que o TEA se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos, hiperfoco, sensibilidade sensorial exacerbada e desafios de aprendizagem. Embora o diagnóstico geralmente ocorra durante a infância com o pediatra, muitas pessoas descobrem a condição na idade adulta. “Muitos pais percebem os sintomas em si mesmos, especialmente com o conhecimento médico aprimorado atualmente”, explicou ela.

O transtorno pode se manifestar em três níveis, dependendo do suporte necessário para as habilidades do indivíduo. O nível 1 requer suporte leve, o 2, moderado, e o 3, elevado. Maria Helena enfatizou que, com intervenções apropriadas, esses níveis podem ser modificados para permitir maior independência aos indivíduos afetados.

Quanto à inclusão das crianças com TEA na escola, a especialista considera o espaço vital para o desenvolvimento social. “É um local de aprendizado e estímulo, onde as crianças interagem com seus pares”, afirmou ela. Destaca que a data é crucial para promover discussões e aumentar o conhecimento na sociedade.

Durante entrevista, detalhou evento em que é facilitadora, o “Workshop Autismo: descobertas da ciência e manejos eficientes.” A programação ocorre em 20 de abril de 2024, das 8h30min às 11h30min, no Espelho Meu LAB. O investimento é de R$ 75. As vagas são limitadas.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais