E as mulheres nas prefeituras?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

E as mulheres nas prefeituras?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A presença de mulheres à frente das prefeituras ainda é um tabu a ser quebrado no Vale do Taquari. Há bons exemplos, sim. Mas são escassos diante da histórica predominância masculina no comando das administrações municipais. Neste momento, por exemplo, só uma cidade da nossa região é comandada por uma prefeita – Vânia Brackmann (PDT), em Poço das Antas. Na história, os números também são desalentadores ao público feminino. Entre as seis principais cidades do Vale, apenas Lajeado já foi governada por uma mulher. No caso, pela saudosa Carmen Regina Pereira Cardoso, que inclusive foi reeleita em solo lajeadense. Em Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Taquari e Teutônia, a maioria dos eleitores – e também os partidos políticos, claro – sempre optou por homens para o comando do poder Executivo. Menos mal que – ao menos – o número de candidatas aumentou nos últimos tempos…

Comandante César cotado a vice

Candidato a prefeito de Estrela pelo MDB em 2020, Comandante César migrou faz poucos meses para o Partido Liberal (PL) e deverá pedir exoneração do cargo de Secretário Municipal de Administração até o dia seis de junho, o prazo final para que ele possa concorrer na majoritária. E há quem aposte alto no agente público. Inclusive com a possibilidade dele assumir a condição de candidato a vice-prefeito em uma dobradinha com o atual prefeito Elmar Schneider (MDB).

Free flow se expande no RS

Desde às 0h de sábado, a concessionária CSG opera todos os seus pedágios por meio do modelo free flow, entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha. O sistema inédito de cobrança eletrônica sem cancelas e sem filas nas estradas já funciona nos dois sentidos das rodovias da ERS 122, ERS 240 e ERS 446. Com a implementação, a CSG passou a ser a primeira companhia do Brasil a ter 100% do modelo aplicado em rodovias concedidas. Mas é sempre bom reforçar. O modelo aplicado nas duas regiões citadas está longe da proposta apresentada pelos líderes regionais do Vale do Taquari, que cobram a diluição da tarifa por meio de diversos arcos de cobrança ao longo das estradas estaduais. É uma forma de garantir a cobrança por quilômetro rodado e sem grandes impactos a somente uma ou duas localidades. Uma maneira justa de democratizar o uso e o custeio das estradas.

Talita assume a Cultura de Lajeado

Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel (PSDB) deixa a função na sexta-feira. Ele pretende concorrer a vereador em outubro e, portanto, precisa deixar o cargo até o dia seis de abril. Em seu lugar assume Talita Santana Fracalossi, que hoje já atua na secretaria como Coordenadora de Cultura.

 

 

Dívida pública e antiga em Teutônia

A sessão da câmara de Teutônia desta noite deverá ser marcada pela apresentação de dívidas públicas contraídas por ex-gestores, e cujos montantes são próximos de R$ 10 milhões. O conteúdo promete agitar os bastidores do pleito de 2024 e tende a ser abordado pelo vereador da situação, Claudiomir de Souza.

Pantera troca PP pelo Republicanos

Carlos Gomes, secretário da Habitação do Estado; José Elton Lorscheiter, vereador; Israel de Borba, advogado. (Foto: divulgação)

Líder da bancada do Progressistas na câmara de Arroio do Meio, o vereador José Elton Lorscheiter – o popular “Pantera” – surpreendeu e trocou o PP (ele estava filiado há 30 anos) pelo Republicanos. Entretanto, a mudança partidária não deve influenciar no voto dele. Afinal, o Republicanos é coligado ao governo e também vai apoiar a tentativa de reeleição de Danilo Bruxel (PP).

Osmar desiste de concorrer

Cotado para ser candidato a vereador pelo MDB de Estrela, Osmar Müller desistiu do movimento e permanecerá à frente da Secretaria de Obras do município. Já os secretários da Fazenda, Felipe Diehl (PL), e de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Daniel Silva, devem confirmar as exonerações até a próxima sexta-feira.

 

E a tal da “superparada”?

Presidente da câmara de Lajeado, o vereador Lorival Silveira (PP) assina uma indicação endereçada ao (ainda) secretário de Obras e Serviços Urbanos, Fabiano Bergmann (PP), para que inicie o conserto da “superparada” de ônibus na Av. Benjamin Constant em frente a antiga Unimed, onde há meses ocorreu um acidente em que um veículo bateu na estrutura. De acordo com o parlamentar, “em dias de chuva entra água no local”.

 

 

 

TIRO CURTO

  • Carlos Black (PP) pediu exoneração do cargo de Secretário de Planejamento de Arroio do Meio. O ato ocorreu ontem de manhã. Ele pretende concorrer em outubro. Até lá, ele vai exercer a função de Operador de Máquinas, já que passou em um concurso público para tal.
  • Em Teutônia, o partido União Brasil (UB) realizou encontro na noite de ontem para a filiação de novos correligionários e a apresentação das estratégias de apoio ao PSDB na majoritária.
  • Segundo o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), a direção da Concessionária CCR Viasul mantém a promessa de retomar as obras de duplicação e ampliação da BR-386 até o dia 15 de abril.
  • Em Estrela, Renato Horn, o popular “Bonitinho”, reafirmou no fim de semana a própria condição de pré-candidato a prefeito pelo PSB.
  • A cidade de Taquari já conta com quatro pré-candidatos a prefeito. Além do atual gestor, André Brito (PDT), que vai concorrer à reeleição, também estariam dispostos a brigar pelo Executivo o atual vice-prefeito, Ramon de Jesus (PT) – cujo futuro ao lado de Brito vai depender do posicionamento do partido –, Rafael Leite (PL) e João Batista (PSDB).

Acompanhe
nossas
redes sociais