Dez anos de cultura, educação e debate

CENTRO CULTURAL UNIVATES

Dez anos de cultura, educação e debate

Construído para colocar a cidade no radar dos grandes espetáculos, o Centro Cultural Univates completa uma década marcada por momentos históricos e desenvolvimento regional

Por

Dez anos de cultura, educação e debate
Complexo do Centro Cultural Univates inclui a biblioteca, o teatro e um espaço público que une a universidade. (Foto: DIVULGAÇÃO)
Lajeado

Espetáculos, palestras, formaturas e debates fazem parte da história do Centro Cultural Univates. O espaço, que inclui o teatro e a biblioteca, completa 10 anos em 2024, e uma série de atividades é organizada para comemorar a data. Shows nacionais e internacionais integram a agenda.

Mais do que um espaço de arte e cultura, o centro elevou a universidade e a região para outro patamar. A inauguração oficial foi no dia 3 de maio de 2014, com show do cantor e compositor Gilberto Gil, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Na noite, ainda foi lançada uma Cápsula do Tempo, que será aberta em 2039, quando se comemora 70 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

Desde então, todas as formaturas passaram ao teatro, e outras atrações como espetáculos de ballet, shows de humor e audiências públicas foram organizadas.

Inaugurações

Reitor da universidade na época, Ney José Lazzari destaca que o lançamento do espaço era celebrado junto a uma série de outras inaugurações, como o novo prédio do Tecnovates e o Estádio Olímpico. Naquele mesmo ano, iniciaram as aulas da primeira turma do curso de Medicina da Univates.

De acordo com Lazzari, atual presidente da Fundação Univates, a universidade tinha outro padrão de crescimento nos anos 90. Os primeiros passos da instituição foram difíceis, devido à pouca estrutura, mas, a partir daquela década, com a oferta de mais cursos e maior número de alunos, houve um salto no desenvolvimento, que permitiu, anos mais tarde, inaugurar essas novas estruturas.

“Quando pensamos o Centro Cultural, visitamos vários teatros do Brasil e de fora para ver o que dava certo. Tínhamos que trazer algo diferente”, ressalta Lazzari. Na época, foram investidos cerca de R$ 45 milhões na obra, com antecipação de recursos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quitados em 2020.

Segundo ele, o espaço ainda possibilitou a vinda de autoridades e eventos importantes, se tornando um ambiente favorável à democracia.

“O Centro Cultural se constitui como um hub de atividades culturais, acadêmicas e comunitárias. Um elo que conecta, promovendo e sendo espaço para o diálogo, o intercâmbio de ideias e o enriquecimento intelectual e emocional”, reforça a reitora da universidade, Evania Schneider.

Respeito ao espaço

A arquiteta do projeto foi Camila Mirapalhete, da Tartan Arquitetura. Ela conta que a proposta foi unir dois eixos conceituais que representam a passagem do tempo e a comunidade como o berço da instituição, respeitando o espaço e funcionalidade do centro.

O complexo foi projetado com 9,5 mil metros quadrados de área construída, sendo 5 mil destinados à biblioteca e 3,1 mil ao teatro. “Foram consideradas soluções baseadas na sustentabilidade. Terraços, jardim, paredes verdes e a constante presença da água nos espaços públicos auxiliam na diminuição da incidência solar direta e na produção de calor”, reforça Camila.

Hoje, ela percebe a importância do Centro Cultural para a região. “Ter um teatro com palco italiano, digno dos maiores centros urbanos do Brasil, nos coloca no mapa cultural”.

Diversidade

Coordenadora do setor de Cultura e Eventos da Univates, Mariana Heemann Betti diz que o aniversário do espaço será marcado pelo evento Arte na Universidade, 10 anos do Centro Cultural, que ocorre entre 23 e 24 de abril, com mais de 50 intervenções artísticas. Entre elas, oficinas, exposições, apresentações, palco aberto com festival de bandas no teatro e performances no campus.

Além disso, o Núcleo de Cultura da Univates lança no dia do aniversário do teatro, o edital de releitura da obra arquitetônica do Centro Cultural, para artistas da região criarem releituras em fotografia, pintura, escultura, desenho, têxtil, cerâmica e gravura da construção. Ainda, no dia 24, o local recebe Armandinho, que integra o calendário de atrações para o ano.

Programação ao primeiro semestre

  • 5/4 (sexta-feira) – 21h – Elvis & ABBA com Los Kalas
  • 12/4 (sexta-feira) – 21h – Maurício Meirelles em Web Bullying – Geração Z
  • 13/4 (sábado) – 21h – Amazing Tenors in Concert by Sings Bocelli
  • 21/4 (domingo) – 15h às 19h – Gramado Cultural | Cocriar – Edição de abril – 19h – Bruna Louise em “Ela tá correndo atrás”
  • 1°/5 (quarta-feira) – 19h – Queen Celebration com André Abreu e Orquestra em Greatest Hits Tour
  • 10/5 (sexta-feira) – 20h – Gaudêncio em Busca do Piá Raiz
  • 11/5 (sábado) – 20h – Uma Noite com os Bee Gees – Geminis Tribute Band
  • 24/5 (sexta-feira) – 21h – Armandinho – 10 anos Centro Cultural Univates
  • 26/5 (domingo) – 19h – Marcito Castro – Stand Up Comedy
  • 31/5 (sexta-feira) – 20h – Índio Behn em Gratiluz com Drª Rosângela
  • 7/6 (sexta-feira) – 21h – Espetáculo Star Beatles
  • 8/6 (sábado) – 20h – Uma noite com Elton John – Diamonds Tribute

Marcas do espaço

  • A primeira versão do projeto arquitetônico do Centro Cultural foi apresentada em 2010;
  • O início das obras foi em 2012. Foram mais de 26 meses e 450 pessoas envolvidas para poder colocar de pé a edificação com cerca de 10 mil metros quadrados que abriga a biblioteca e o teatro;
  • Em 5 de maio de 2014, o Centro Cultural foi inaugurado, com show do cantor e compositor Gilberto Gil, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa);
  • A partir de 2014, todas as formaturas dos cursos da Univates foram organizadas no teatro;
  • Teatro recebe espetáculo do Russian State Ballet em 2016;
  • Thiago Lacerda apresenta a peça shakespeariana “Macbeth”, no teatro, em 2016;
  • Em 2017, audiência pública no Teatro Univates discute edital de concessão da BR-386, e outra sobre os pedágios.
  • O teatro sediou a Audiência Pública Regional, referente à Consulta Popular na elaboração do Orçamento Estadual do ano de 2016. A reunião foi organizada pelo Codevat;
  • Em 2019, o teatro recebeu os jornalistas Leandro Demori e Alexandre De Santi, editor executivo e editor do site The Intercept Brasil;
  • Em 2022, Alceu Valença é um dos artistas que se apresenta no teatro;
  • O espaço ainda recebeu a comitiva do presidente Lula e ministros em 2024;
  • Centro Cultural Univates completa uma década de história em 2024, marcada por retrospectiva.

Acompanhe
nossas
redes sociais