Canudos do Vale adere ao programa Renalfa

EDUCAÇÃO

Canudos do Vale adere ao programa Renalfa

O objetivo principal é alcançar a alfabetização de 100% das crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, além de ajudar na recuperação do aprendizado para aquelas matriculadas nos anos subsequentes, especialmente afetadas pela pandemia

Por

Canudos do Vale adere ao programa Renalfa
Foto: Giovane Weber/FW Comunicação
Canudos do Vale
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Promovido pelo governo federal por meio do Ministério da Educação, o município faz parte da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa).

Segundo a Articuladora Municipal, Neiva Diedrich Reginatto, o programa é uma nova abordagem na política de alfabetização, criada para garantir o direito fundamental de todas as crianças aprenderem a ler e escrever.

Foi concebida de forma sistêmica, visando proporcionar às escolas as condições ideais para o avanço na alfabetização dos estudantes. O objetivo principal é alcançar a alfabetização de 100% das crianças brasileiras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, além de ajudar na recuperação do aprendizado para aquelas matriculadas nos anos subsequentes, especialmente afetadas pela pandemia.

“Estamos envolvidos no compromisso de alfabetizar crianças dos primeiros anos. É preciso ressaltar o apoio aos educadores para seguirem o currículo, com fornecimento de kits de livros e formações certificadas como o Alfabetiza Tchê.”

Além disso, enfatiza a importância do acesso a materiais didáticos, cantos de leitura e literatura, bem como o apoio de uma gestão escolar comprometida com a alfabetização. “O Renalfa é uma iniciativa abrangente e colaborativa que visa transformar a realidade da alfabetização no país, garantindo que todas as crianças tenham acesso às habilidades essenciais de leitura e escrita

Acompanhe
nossas
redes sociais