Localização privilegiada é destaque. Infestação de mosquitos preocupa

PESQUISA NOS BAIRROS

Localização privilegiada é destaque. Infestação de mosquitos preocupa

Bairros desfrutam de aspectos positivos relacionados à proximidade com o Centro e a tranquilidade. Por outro lado, problemas de infraestrutura aparecem nos questionamentos

Por

Atualizado segunda-feira,
01 de Março de 2024 às 08:12

Localização privilegiada é destaque. Infestação de mosquitos preocupa
Americano desfruta de uma localização privilegiada na cidade

Territorialmente, os bairros Americano e Hidráulica não figuram entre os maiores da cidade. São áreas com pouca possibilidade de expansão. No entanto, a posição geográfica destacada auxilia para um desenvolvimento econômico e social. Uma condição valorizada por quem ali reside e também aos empreendedores desta região.

Estar próximo ao Centro e ter fácil acesso a diferentes localidades é um fator positivo. Percepção apresentada em pesquisa feita com moradores pela empresa Macrovisão, a pedido do Grupo A Hora. A tranquilidade também é um fator de destaque, embora, nos últimos anos, as reclamações relacionadas a perturbação do sossego tenham ganhado ênfase nestas localidades.
Por outro lado, situações relacionadas à infraestrutura e limpeza urbana ficam evidentes quando os moradores são questionados sobre os problemas dos bairros. As más condições das calçadas, uma reclamação geral da cidade, novamente dá as caras. Além disso, há uma preocupação grande da população com a infestação de mosquitos.

A pesquisa, braço do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os bairros”, foi feita entre os dias 4 e 23 de março de 2023 e teve um grau de confiança estatístico de 95%. O estudo foi desenvolvido através de um questionário estruturado, com algumas questões abertas, definido de comum acordo entre as partes interessadas.

Serviços em destaque

Num geral, a avaliação dos serviços ficou com uma média abaixo de outros bairros. As maiores notas ficaram com a iluminação pública (3,82%), abastecimento de água (3,82%) e a coleta de lixo (3,68%). Também em destaque aparecem a sinalização das ruas e a arborização, uma característica presente tanto no Americano quanto no Hidráulica.

A falta de ciclovias e a situação das vias para caminhar receberam as piores notas dos entrevistados. Outro problema apontado foi a assistência social, ainda que a população destes bairros, como comprova a pesquisa, possui um poder aquisitivo superior a de outras áreas. A comunidade também sente falta de mais ações voltadas à terceira idade.

“E alguns serviços chamaram a atenção pelo alto número de pessoas que não souberam avaliá-los, como o transporte coletivo e a qualidade no atendimento em creches e ensino nas escolas infantis”, pontua o diretor da Macrovisão, Lucildo Ahlert.

Região em alerta

Ainda que a pesquisa tenha sido feita ano passado, a menção de moradores com relação a infestação de mosquitos surge como um problema atual. Toda a cidade registra a presença do Aedes aegypti. No Americano e no Hidráulica, a situação não é diferente. Até o fim da semana passada, os bairros registravam um e dois casos de dengue, respectivamente. Conforme a coordenadora de Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius, diversas ações vêm sendo executadas nos bairros nos últimos meses.

“Nossos agentes fizeram, neste ano, 169 visitas no Americano e 58 no Hidráulica para orientação e eliminação de criadouros. Identificamos seis focos do Aedes no Americano e dez no Hidráulica”, frisa Catiana. A aplicação de inseticida residual, com efeito de quatro meses, foi feita em 13 imóveis nos dois bairros somados.

Ainda, conforme ela, outras medidas buscam reforçar, nas pessoas, a consciência sobre os cuidados a serem adotados. “Nos casos positivos de dengue nos referidos bairros, fizemos um anúncio público através de carro de som, alertando a população, juntamente com a aplicação de um inseticida especial num raio de 150 metros da residência do caso confirmado”.

Pesquisa inédita

O levantamento da Macrovisão, contratado pelo Grupo A Hora, traz uma radiografia dos 27 bairros de Lajeado (o Jardim Botânico foi sancionado apenas em abril de 2023). A cada mês, o caderno aborda a visão da comunidade sobre os diferentes bairros da cidade.

Percepção da comunidade sobre os bairros

 

Pontos positivos

– Perto do Centro
– Lugar tranquilo
– Boa localização
– Boa vizinhança
– Proximidade de farmácias

Principais problemas

– Mosquitos nas ruas
– Calçadas em más condições
– Há muito barulho
– Trânsito caótico
– Falta ou entupimento de bocas de lobo

Assuntos a serem resolvidos

– Controlar mosquitos
– Pavimentação de todas as ruas
– Serviços públicos no bairro
– Organizar limpeza urbana
– Organizar limpeza de terrenos

Impressões dos moradores

– A boa localização e a tranquilidade dominam os significados dos bairros para os moradores. Entre as menções, estão “lugar aconchegante”, “perto do Centro” e “fácil acesso”;

– Para 65,8% dos entrevistados, a qualidade de vida nos dois bairros é considerada “boa”, enquanto 26,3% consideram como “muito boa”. Apenas 7,9% citam como “ruim ou regular”;

– Quase 45% das pessoas ouvidas na pesquisa avaliam como “boa ou muito boa” a possibilidade de encontrar moradias para o seu padrão nos bairros. Somente 18,4% consideram “ruim”;

– Por outro lado, o número de pessoas que consideram “ruim” a avaliação das oportunidades de emprego nos bairros chama atenção, chegando a 26,3%. Os que consideram “boas” totalizam 39,5%;

– As comunidades não estão muito satisfeitas com a avaliação das oportunidades de lazer e diversão nos bairros. Quase 40% consideram como “péssimas” ou “ruins”;

– A avaliação negativa também se estende às possibilidades de atividades esportivas (42,1%) e atividades culturais (50%) nestas localidades;

– Já a perspectiva de crescimento e desenvolvimento no setor é positiva, com 57,6% dos entrevistados considerando “boa” e 31,6% avaliando como “regular”.

Acompanhe
nossas
redes sociais