Os pedintes

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Os pedintes

Por

Nos últimos tempos, tem sido cada vez mais comum avistar pedintes nas esquinas de Lajeado, o que reflete não apenas a situação econômica precária de muitos indivíduos, mas também os reflexos sociais de uma cidade em constante transformação. Esta semana, um fato chamou a atenção de quem passava pela sinaleira do INSS, no centro de Lajeado.

Um jovem, aparentando ter cerca de 20 anos, abordou um motorista em busca de ajuda. Porém, sua solicitação foi negada, deixando o pedinte visivelmente irritado. Diante da recusa, o jovem demonstrou sua frustração de forma agressiva, proferindo palavras de revolta e dirigindo-se até uma lixeira próxima, onde revirou todo o conteúdo em busca de algo que pudesse ajudá-lo. Temos na cidade programas sociais de ajuda e muitas ofertas de emprego. Mas a saga do álcool e das drogas ainda vence o desejo de sair desta vida.

Foto: Filipe fFaleiro

Prefeitos e vices rivais

À medida que o período eleitoral se aproxima, os bastidores políticos das cidades de Canudos do Vale, Teutônia e Taquari aquecem com a possibilidade dos três atuais prefeitos disputando o pleito contra seus próprios vices. Em Canudos do Vale, a batalha pela prefeitura será entre o atual prefeito Paulo Cesar Bergmann e seu vice Maico Juarez Berghan. Já em Teutônia, a trama política se desenrola com o prefeito Celso Aloísio Forneck e a vice-prefeita Aline Rohrig Kohl se posicionando em lados opostos, desafiando a atual dinâmica de poder no município. E em Taquari, a situação não é diferente, com o prefeito André Luís Barcellos Brito e seu vice Ramon Kern de Jesus Silva seguindo caminhos distintos na corrida eleitoral, preparando-se para uma competição que promete sacudir as estruturas políticas da cidade.

No Republicanos

Na cidade de Marques de Souza o vereador Rudi Heid, que até então estava filiado ao PTB, oficializou sua filiação ao Republicanos.

Duas saídas

Em Arroio do Meio os secretários de Planejamento, Carlos Rafael, e de Obras, Cristian Perin, deixarão seus cargos para concorrer a vereança. No setor de Planejamento, a engenheira Ionara Magalhães assumirá a pasta. Já na Secretaria de Obras, o cargo será ocupado por Erno Nos.

Chapa definida

Em Capitão, o MDB já havia anunciado Márcio André da Costa como candidato a prefeito, enquanto o PSDB indicou Esmael Gerhard para vice. Ambos se afastarão de suas funções nas secretarias. Enquanto isso, pouco se sabe sobre os nomes sugeridos pela oposição do PP e PDT.

No governo

O ex-vereador de Travesseiro Hari Hofstetter, cotado para concorrer a prefeito pela oposição, foi convidado para ocupar um cargo de confiança no governo de Gilmar Southier, mantendo-se filiado ao MDB. A estratégia da oposição em lançá-lo como candidato, junto ao PSB/PT, não se concretizará, visto que Hofstetter aceitou a oferta de trabalho no atual governo.

Boa Páscoa

Milhões ao redor do mundo comemoram a Páscoa no domingo, marcando não apenas um momento de festividade, mas também de renovação espiritual e reflexão. Apesar dos desafios mundiais, a Páscoa traz consigo uma mensagem de esperança e renascimento para todos. Feliz Páscoa!

Acompanhe
nossas
redes sociais