Aumenta número de mulheres esportistas e elas precisam de parceiros perfeitos: OS JOELHOS

Produzido por Estúdio Alfa

Aumenta número de mulheres esportistas e elas precisam de parceiros perfeitos: OS JOELHOS

Ortopedista Bruno Führ orienta seus pacientes a darem atenção aos cuidados médicos e manterem o reforço muscular adequado

Apresentado por

O ortopedista Bruno Führ alia a paixão pelo esporte com a ciência médica para ajudar mulheres e homens, e esportistas a manterem os joelhos como melhores parceiros das atividades. Führ é adepto de esportes desde a adolescência e entende as necessidades de quem pratica treinos e jogos. Oferece atendimento personalizado e eficaz para prevenir, tratar e recuperar lesões. “Como atletas, nos habituamos a acelerar as práticas. Mas, desde cedo, durante meus treinos, entendi que é preciso respeitar os limites do corpo e evitar a sobrecarga”. O especialista repara e reconstrói joelhos em cirurgias com uso de novas tecnologias no Hospital Bruno Born.

A participação de mulheres em quadra e ambientes esportivos cresceu na última década. A autonomia feminina deu acesso a oportunidades mais aventureiras e incentivou a prática de tênis, padel e beach tênis, considerados esportes de raquete. Vôlei, ciclismo e crossfit também atraem, assim como as tradicionais caminhadas. Cada vez mais, mulheres buscam saúde, disposição e massa magra. Os homens também estão em dia com os exercícios. Em dois clubes esportivos de Lajeado, mais de 4 mil sócios procuram atividades físicas: desde o futebol até a bocha. Nesta procura pela vida fitness, os joelhos são os grandes companheiros das atividades, mas precisam de reforço muscular, porque são submetidos aos maiores esforços.

 

Artroscopia: a técnica aliada das mulheres e dos esportistas
A artroscopia é a cirurgia mais comum em adultos, e a menos invasiva. Por causar menos danos aos tecidos, a recuperação é mais rápida. Com o aumento da participação feminina nos clubes, as lesões de menisco, ligamento e cartilagem se tornaram comuns para elas. Führ é especialista em artroscopia e cirurgias abertas. “Na operação com artroscopia, realizamos pequenas incisões, é um procedimento menos invasivo que permite ao paciente voltar à rotina em pouco tempo”, salienta. A fisioterapia é recomendada no pós-cirúrgico e o ortopedista acompanha o paciente durante todo o tempo de tratamento.

 

Joelhos femininos: mais propensos a lesões

Führ acredita em uma nova consciência em relação à pratica esportiva. Esta é a década do movimento. “Há mais praticantes de esportes e o Vale atrai maratonistas, triatletas e ciclistas. Mais ativas, as mulheres praticam beach tênis. Mas elas também recorrem ao consultório por problemas nos joelhos”, afirma. As articulações femininas são biologicamente mais vulneráveis do que as masculinas. Por isso, Führ orienta sobre a importância do reforço muscular e de treinar, pelo menos, duas vezes por semana, com foco em exercícios que fortalecem as articulações.

Além do reforço, a alimentação regrada e nos horários certos previne o excesso de peso. O sobrepeso aumenta a carga nos joelhos, o que pode levar a rompimento do menisco. A dor é o primeiro sinal de alerta para buscar um ortopedista. Quando persistente, aumenta o risco de danos. “Não adianta ficar colocando gelo repetidamente. A ação mais assertiva é a consulta ao especialista”, avalia Führ. Ao conversar com o paciente, Führ realiza uma análise completa e individualizada sobre os motivos das dores. Além dos exames necessários, como a ressonância magnética, ele avalia a necessidade de procedimentos. As cirurgias são realizadas no Hospital Bruno Born, referência em atendimento médico de qualidade. Os procedimentos de joelho evoluíram  consideravelmente na última década, possibilitando um retorno rápido à vida normal. “No entanto, para garantir uma vida esportiva segura e duradoura, é fundamental seguir os cuidados médicos e realizar o reforço muscular adequado”, finaliza Führ.

 

As lesões mais frequentes tratadas no consultório:

  • Lesão de menisco;
  • Lesão de ligamento;
  • Lesão de cartilagem (principalmente, na patela, frente do joelho);
  • Fraturas;
  • Artrose e doenças degenerativas.