Nos espetáculos, a fé e o impulso ao turismo religioso

TRADIÇÃO de páscoa

Nos espetáculos, a fé e o impulso ao turismo religioso

A Semana Santa no Vale é marcada pela movimentação de voluntários e religiosos para dar vida à Paixão de Cristo por meio de apresentações pelas comunidades. Eventos reúnem milhares de visitantes na região neste feriado

Por

Nos espetáculos, a fé e o impulso ao turismo religioso
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Sexta-feira Santa, 29, é celebrada com fé e solidariedade no Vale do Taquari. Feriado religioso, a data antecede as festividades de Páscoa e, na região, é marcado pelos espetáculos que recriam a Paixão de Cristo e recebem turistas de diferentes municípios. Centenas de voluntários se dedicam às apresentações que, neste ano, ocorrem em Imigrante, Muçum, Arroio do Meio, Encantado, Vespasiano Corrêa e Anta Gorda.

A manhã também é marcada por procissões. Em Encantado, um grupo de religiosos se reúne às 5h30min para a 3ª Caminhada Penitencial e Via Sacra. A saída é em frente ao painel do Imigrante da Igreja São Pedro, no Centro, em direção ao Cristo Protetor.

Ao longo do caminho, há três pontos de venda de água mineral – um no refúgio de acesso à Lagoa Garibaldi, outro na Lagoa e outro no Complexo Cristo Protetor. Cada fiel que adquirir duas garrafas de água por R$ 5, recebe uma fitinha do Cristo Protetor. A lembrança pode ser colocada no portão de acesso ao complexo para quem deseja fazer um pedido ou expressar alguma gratidão.

Todo o valor arrecadado com a venda das águas, que foram doadas pela Associação Amigos de Cristo, será destinado aos atores da comunidade de Jacarezinho, para auxiliar no custeio das novas vestimentas para a exibição da “Via Sacra”, já que os figurinos foram levados pela enchente de setembro de 2023. Neste ano, os veículos terão a oportunidade de acompanhar a “Via Sacra”, seguindo atrás dos fiéis.

Dedicação comunitária

Em geral, o envolvimento dos voluntários com os espetáculos inicia cedo, ainda na infância, como foi para Débora Scartezini. Atual presidente do Grupo de Teatro da Comunidade de Santo Agostinho, no Bairro Planalto, em Encantado, ela conta que começou a participar das encenações aos 12 anos. “Lembro de ser anjo, quando a encenação ainda era bem pequena, dentro da igreja”, recorda.

A Paixão de Cristo da comunidade ganhou força ao longo dos anos e, na noite desta Sexta-feira Santa, são esperadas mais de 1,5 mil pessoas para assistir ao teatro, em frente ao painel da igreja.

Débora conta que o espetáculo foi sendo criado aos poucos e foi crescendo, tanto em público, quanto na própria estrutura de atores. Hoje, são 66 atores que participam do espetáculo, todos amadores.

A rotina de ensaios aos domingos fez com que a organização ocorresse como o esperado. “Para fazermos algo dessa dimensão, precisamos de muita dedicação de todos. Abrir mão de alguns domingos de descanso para se dedicar aos ensaios. Quem participa, sem dúvidas, é motivado pela fé”, ressalta Débora.

De acordo com a coordenadora, o maior objetivo do grupo é passar a mensagem de Deus ao público. Mas, junto a isso, ela cita o turismo religioso para a região. “Isso só ajuda a propagar ainda mais a fé, pois quanto mais pessoas alcançarmos, acredito que mais corações podemos tocar”.

Recorde de público

Encenações deste ano em Imigrante atraíram mais de 12 mil pessoas em dois dias de espetáculos no Convento São Boaventura

Em Imigrante, a grande participação de público é percebida com ainda mais força durante os espetáculos. Na primeira noite de encenação da 18ª Paixão de Cristo que ocorreu na sexta-feira, 22, mais de cinco mil pessoas foram assistir. Já no sábado, 23, foram 7 mil visitantes em frente ao Convento São Boaventura, no Bairro Daltro Filho.

A encenação já faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado e conta com a participação de 60 atores. Cerca de 100 pessoas participam da organização. O elenco é formado, em especial, por pessoas da comunidade, que vivem meses de expectativa pela atuação, com texto adaptado e dirigido por Pablo Capalonga.

Segundo o diretor, neste ano, o espetáculo, além de encenar os momentos derradeiros da vida de Jesus, mostrou a vida de Gestas e Dimas, os outros dois bandidos que foram crucificados ao lado de Jesus.

“Os personagens são resultados de um meio muito violento. E a gente então mostra no espetáculo que o meio violento produz violência. A Paixão de Cristo fala de empatia, de amor, de bondade, e a gente também mostra o lado oposto de tudo. Por isso se torna atual também”, destaca Capalonga.

Na sexta-feira a recepção ao público foi feita pela Orquestra Jovem de Imigrante e no sábado pela Orquestra Municipal de Imigrante. Durante o evento, foram arrecadados alimentos não perecíveis, doados para entidades e famílias carentes da região.

Reconstrução

Este ano, a comunidade de Muçum organiza a Via Sacra Meditativa

Outro município atingido pela enchente que teve que adaptar as encenações deste ano foi Muçum. O grupo de atores perdeu, além dos figurinos, estrutura. “Sem falar na carência de atores que ainda sofrem com os prejuízos da enchente. Muita gente do elenco ainda está em processo de reconstrução e reabilitação. Então, optamos em mudar o formato esse ano”, destaca o diretor do espetáculo da cidade, Ranieri Zilio Moriggi.

Em uma edição inédita, o público se reúne para vivenciar a Via Sacra Meditativa. O momento vai contar com breves encenações e ocorre nesta Sexta-feira Santa, a partir das 19h30min, na rua coberta, em frente à Praça da Matriz.

Durante a Via Sacra, os participantes serão guiados por diferentes estações que retratam a Paixão de Cristo. Cada estação será acompanhada por reflexões, leituras de passagens bíblicas, música, teatro e momentos de oração. A iniciativa busca proporcionar um espaço de recolhimento e renovação espiritual.

Moriggi participa das encenações desde 1999. Na época, eram as irmãs Scalabrinianas que organizavam as celebrações da Semana Santa. Após a saída delas de Muçum, em 2002, e já liderando o Grupo de Jovens da paróquia, Moriggi tomou a frente do espetáculo.

“Começamos encenando no ginásio de esportes, com 20 atores, crescemos e fomos para o salão comunitário, com umas 40 pessoas e, desde 2010, em razão do aumento da estrutura, fomos para o morro da Igreja Matriz, com um elenco e produção de quase 100 pessoas”, ressalta.

Para ele, a motivação nunca termina e, a cada edição, o grupo já começa a pensar na próxima. “Enquanto a gente tiver condições e força de vontade para seguir com o espetáculo, a gente vai continuar”. A ideia é, em 2025, voltar com a apresentação completo.

Grandes proporções

A partir das 20h, ocorre a 27ª edição da Paixão de Cristo da comunidade de Forqueta, em Arroio do Meio, que tem neste ano o apoio do Ministério da Cultura

No Cenário da Lagoa, aos fundos da Igreja São Vendelino, do distrito de Forqueta, em Arroio do Meio, outro espetáculo é preparado para esta Sexta-feira Santa, e espera mais de 5 mil pessoas. A partir das 20h, ocorre a 27ª edição da Paixão de Cristo da comunidade, que tem neste ano o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

A programação já inicia às 19h, com apresentação da Schtena Big Band. Conforme o coordenador do espetáculo, Paulo Haas, a encenação conta com a participação de cerca de 100 atores. A maior parte são voluntários moradores do distrito de Forqueta.

Entre eles, está Márcio Rockenbach, que interpreta Jesus desde a primeira apresentação do grupo. Hoje, a filha de três anos já começa a participar do espetáculo e ele conta que o ator mais velho tem 75 anos.
Tanto Haas quanto Rockenbach destacam a evolução do espetáculo e dizem que tem pessoas que assistem a encenação todos os anos.

Turismo religioso

Turismóloga e Secretária Executiva da Amturvales, Vanessa Spindler destaca que o tempo de Páscoa e de quaresma faz com que o Vale do Taquari se afirme como um destino de turismo religioso.

E essa realidade é reforçada pelas apresentações em alusão à Paixão de Cristo. “São belas encenações mostrando a história, a cultura e culminando no turismo. Esse grande público que vem impacta na gastronomia, artesanato, agroindústria, hospedagens e atrativos turísticos”.

Com isso, Vanessa afirma que o turismo religioso tem se tornado um segmento de destaque, movido pela fé e interesse dos visitantes em conhecer os locais. Como consequência, está a movimentação da economia, um dos pilares importantes do fenômeno turístico.

Programação pelo Vale

Anta Gorda
Via Sacra Viva do Morro Girotto
Sexta-feira Santa, 29, às 18h45min, no Morro Girotto

Encantado
3ª Caminhada Penitencial e Via Sacra
Sexta-Feira Santa, 29, às 5h30, em frente ao painel do Imigrante da Igreja São Pedro, centro de Encantado, em direção ao Cristo Protetor

Via Sacra em Santo Agostinho
Sexta-feira Santa, 29, às 20h
Em frente ao painel da Igreja da Comunidade do Santo Agostinho, no bairro Planalto

Muçum
Via Sacra Meditativa
Sexta-feira Santa, 29, a partir das 19h30min, na rua coberta, em frente à Praça da Matriz

Arroio do Meio
Espetáculo A Paixão de Cristo
Sexta-feira Santa, 29, às 20h, no Cenário da Lagoa, localizado aos fundos da Igreja São Vendelino.
A programação inicia às 19h com apresentação da Schtena Big Band.

Vespasiano Corrêa
Encenação Paixão de Cristo
Sexta-feira Santa, 29, às 20h, na Igreja São Batista

Acompanhe
nossas
redes sociais