Lajeado deve ter Guarda Municipal ainda em 2024

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lajeado deve ter Guarda Municipal ainda em 2024

Por

O debate sobre a implantação da Guarda Municipal Armada de Lajeado perdurou por mais de cinco anos. Após diversas idas e vindas, o projeto de lei foi aprovado no plenário da câmara de vereadores em março deste ano e, a partir de agora, o governo municipal corre contra o tempo para implantar o novo agrupamento ainda em 2024. Embora não haja tempo hábil para realizar concurso público dentro dos prazos legais estabelecidos pela legislação eleitoral, o Executivo já pode iniciar a transição dos atuais Agentes de Trânsito para a nova função. Claro, não é uma migração simples aos servidores municipais.

Serão centenas de horas práticas e teóricas, além de exames psicotécnicos e outros. Afinal, e é sempre bom tocar nesse assunto, os guardas municipais utilizarão armas de fogo.

Nilton Rolante deixa o MDB

Diretor Executivo do Consisa, Nilton Rolante confirmou a desfiliação do MDB de Doutor Ricardo e pode vir a ser o principal adversário do atual prefeito Álvaro Giacobbo (MDB) no pleito de outubro. Dentro do MDB, ambos disputavam de forma indireta a vaga de pré-candidato a prefeito. Rolante, que foi o chefe do Executivo da cidade entre 2005 e 2012 ainda não confirmou o seu futuro partido. E há quem diga que ele não vai migrar sozinho para a nova sigla.

 

Sexta pré-candidatura em Teutônia

Teutônia já conta com cinco pré-candidatos a prefeito e uma pré-candidata a prefeita. Além do atual chefe do Executivo, Celso Forneck (PDT), que vai buscar a reeleição, o eleitor teutoniense também deverá ter como opções de voto Renato Altmann (PSD), Jonatan Brönstrup (PSDB), Carlos Dreyer (PT), Aline Köhl (PL) e, também, Paulo Sérgio Schneider, que nesta semana colocou o nome à disposição do PSB para busca a principal cadeira da prefeitura.

 

Salton pula do PDT para o PL

A relação do vereador Renato Salton com o PDT de Encantado foi turbulenta nos últimos meses. Nesta semana, a novela chegou ao fim e o agora ex-pedetista – e leia-se “brizolista” – assinou filiação com o Partido Liberal (PL), a principal sigla da direita em âmbito nacional. O ato de filiação ocorreu na quinta-feira, às 12h22min, e contou com diversos líderes e correligionários. Entre eles, o presidente do PL encantadense, Márcio Vivian.

Carine e Valmor (ainda) mais próximos

Após o fim da divulgada parceria entre João Braun (PP) e Valmor Griebeler (Republicanos), em Estrela, a pré-candidata a prefeita Carine Schwingel (União Brasil) intensificou as conversas com Griebeler. Ela quer contar com o apoio político do ex-vice-prefeito nas eleições de outubro. Ambos conversaram nessa semana e devem conversar, também, com os respectivos correligionários até a próxima quarta-feira, quando ambos devem chegar a um acordo oficial sobre o pleito de outubro.

TIRO CURTO

  • Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, Cris Costa (PSDB) estudou a possibilidade de assumir um cargo dentro da própria secretaria e, assim, permanecer mais três meses no Executivo sem riscos à candidatura como vereador. Entretanto, o partido e ele avaliaram que a presença no plenário é mais relevante. Portanto, ele retorno à câmara na próxima semana.
  • O governo de Teutônia vai sofrer diversas alterações nos próximos dias. A Secretária de Educação, Fabiana Lampert, deixa o cargo e assume a Assessoria de Gabinete, cargo deixado por Sírio Castro, que assumirá como Subsecretário da Fazenda. Andréia Luísa Luersen assume a Educação.
  • Também em Teutônia, o Secretário de Obras, Viação e Transportes, Werner Wiebusch, deixa o cargo para assumir como Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. E o servidor Rogério Hauschild, atual Chefe de Oficina, assume a pasta de Obras. Além disso, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, deixa o Executivo e retorna à Emater. Em seu lugar assume o atual Subsecretário da Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Carminatti.
  • Em Lajeado, uma eventual dobradinha entre os vereadores Carlos Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT) está a cada dia mais complicada. E a principal dificuldade é decidir quem vai a prefeito e quem vai a vice. Além, claro, da futura rejeição de alguns petistas para com o MDB. E vice-versa.
  • O secretário de Meio Ambiente de Lajeado, Luis Benoitt (PL), confirmou a sua exoneração nessa quinta-feira. Ele é pré-candidato a prefeito na cidade.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino retorna nesta Sexta-Feira Santa para divulgar o singelo cenário de Linha Herval, no interior de Westfália. “Localidade montanhosa e com gostinho de cooperativismo”, escreve ele.

Acompanhe
nossas
redes sociais