Entre o sonho do hepta e a busca pelo segundo título

Início da decisão

Entre o sonho do hepta e a busca pelo segundo título

Grêmio e Juventude abrem a decisão do Campeonato Gaúcho. Partida ocorre no Estádio Alfredo Jaconi, neste sábado, com transmissão da Rádio A Hora

Por

Entre o sonho do hepta e a busca pelo segundo título
Na primeira partida entre as duas equipes, válida pela fase de grupos, Grêmio venceu por 1 a 0 na Arena

Os primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Gaúcho serão disputados neste sábado, 30. A partir das 16h30min, Juventude e Grêmio se enfrentam no Estádio Alfredo Jaconi, pelo jogo de ida das finais. O Papo retorna a uma final após oito anos e vai em busca do segundo título estadual da sua história. Já o Tricolor chega à sua sétima final seguida e tentará a conquista histórica do heptacampeonato. A Rádio A Hora transmite o confronto.

O Grêmio disputará a final do Gauchão pelo sétimo ano seguido. O Tricolor assegurou a classificação após duas vitórias sobre o Caxias, 2 a 1 no Centenário e 3 a 2 na Arena, pelas semifinais. A equipe gremista tem uma campanha de dez vitórias, dois empates e duas derrotas. O Tricolor ainda é dono do melhor ataque do campeonato com 30 gols marcados. Em 14 jogos, o time sofreu 14 gols. A força ofensiva é um dos trunfos do Grêmio para sair na frente nesta decisão. Nos últimos quatro jogos, os gremistas marcaram 11 vezes. Além disso, o clube tem dois dos três artilheiros da competição. O meia Cristaldo e o atacante Diego Costa, ambos com cinco gols.

O Juventude retorna à final do Campeonato Gaúcho após oito anos. Garantiu a vaga na decisão após eliminar o Internacional, algoz na final de 2016, com uma vitória nos pênaltis, em duelo disputado no Beira-Rio. O time da Serra chega para o duelo de ida com uma campanha de cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Até aqui, os Jaconeros marcaram 20 gols e sofreram dez. Para largar em vantagem, o time aposta na força do fator local. Jogando em casa, o Juventude foi vazado apenas quatro vezes e marcou 60% de seus gols. Os artilheiros da equipe são os atacantes Gilberto e Lucas Barbosa, ambos com quatro gols.

“Eu tinha o sonho de criança”

Rodrigo Ely

As duas equipes têm representantes da região e que foram imporantes nas partidas de volta da semifinal. O lajeadense Rodrigo Ely foi titular na partida contra o Caxias e deve repetir a dose no jogo do Alfredo Jaconi. Geromel está fora da partida e é o atleta do Vale quem deve jogar ao lado de Kannemann.

Aos 30 anos e com carreira construída na Europa, passou por Milan, Varese e Avellino, na Itália, Alavés e Almería, na Espanha, e Nottingham Forest, na Inglaterra. Quando recebeu o chamado do Grêmio, decidiu deixar para trás a vida no Velho Continente para abraçar a chance no clube do coração. “Fico muito feliz por este momento, foi uma das motivações que fez eu voltar ao Brasil e principalmente para o Grêmio. Eu tinha esse sonho de criança de poder jogar no clube do meu coração. Tive a oportunidade de jogar aqui na base, e era o objetivo voltar e poder ajudar o time a brigar por títulos.”

Ely não confirma se será titular na decisão, mas diz estar pronto para agarrar todas as chances que surgirem. “Estou num grande clube e sempre preciso estar preparado. Se vou jogar ou não, ainda não sei, tem o Geromel que é um ídolo há muito tempo. Sempre que precisar vou dar o meu melhor e espero contribuir ao máximo com o que eu conseguir.”

O Campeonato Gaúcho de 2024 é marcante pois pode ser apenas o segundo título conquistado pelo zagueiro lajeadense. Na carreira, levantou apenas a taça da Supercopa da Itália, com o Milan, em 2026.

Garoto de Ilópolis sonha com o título

Kelvi Gomes

Se o Grêmio tem o experiente Rodrigo Ely como representante do Vale do Taquari, o Juventude aposta no jovem Kelvi Gomes, de 21 anos, e natural de Ilópolis. O atleta que surgiu na base da equipe de Caxias do Sul e também passou pelo Paysandu, do Pará, pode atuar no meio-campo ou na lateral-direita e foi importante no jogo da volta contra o Internacional.

Com apenas 6 jogos em 2024, Kelvi foi chamado por Roger Machado para entrar no final da partida. Atuou por 10 minutos, mas foi importante para fechar o lado direito da equipe jaconera.

Nas penalidades, foi o responsável por cobrar o último pênalti do Ju, selando a classificação à final. “A gente passou a competição inteira no sofrimento, então tinha que ser assim. Não por eu ter batido o último pênalti, mas por nós disputarmos a final, o que nós almejamos desde o início da competição. Eliminamos o Inter e agora vamos com tudo para sermos campeões em cima do Grêmio”, disse após a semifinal.

Dúvidas NO GRÊMIO

Renato Portaluppi segue com problemas no sistema defensivo. Pedro Geromel foi novamente vetade pelo Departamento Médico e não joga. Na lateral-esquerda, Mayk foi expulso contra o Caxias e deve ser substituído pelo jovem Wesley. O provável time titular tem: Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Wesley Costa; Villasanti e Pepê; Pavon, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.


Mais espaço ao esporte na Rádio A Hora

O Campeonato Gaúcho marcou a estreia da Rádio A Hora nas transmissões esportivas da Dupla Gre-Nal. Foram até aqui 27 jogos de Grêmio e Internacional. A coroação das jornadas ocorre neste sábado, 30, e no próximo, dia 6, com a grande decisão entre Tricolor e Juventude na Arena.

Na semana das decisões, a rádio abre também mais espaço ao esporte. A partir desta segunda-feira, 1º, o programa esportivo do meio-dia passa a ser o A Hora GreNal, com transmissão no 102.9 e live no Youtube A Hora GreNal entre 12h30min e 13h. O A Hora Esportes segue com mais espaço ao esporte amador e alternativo aos sábado, das 12h às 13h, e passa a ganhar ainda mais destaque com programação na segunda-feira, das 20 às 21h.


Campanhas

JUVENTUDE

  • 14 jogos
  • 5 vitórias
  • 5 empates
  • 4 derrotas
  • 20 gols marcados
  • 10 gols sofridos

GRÊMIO

  • 14 jogos
  • 10 vitórias
  • 2 empates
  • 2 derrotas
  • 30 gols marcados
  • 13 gols sofridos

Opinião da equipe esportiva – O que espera da final?

João Lucas Catto, comentarista

“Vai ser o mais importante reencontro do criador e da criatura. Quando em 2016 Grêmio demitiu Roger e trouxe Renato, muito se creditou os bons resultados ao trabalho do antecessor. Com o passar do tempo, Renato se provou ser um excelente treinador. Esse estadual foi mais uma prova disso, na sombra de seu maior rival, o Grêmio conquistou uma vaga à final, com muitos méritos. Méritos também que levaram a equipe do Juventude a desbancar o maior favorito desse ano. Mas apesar do grande feito, o Juventude não deve ter forças para vencer o Grêmio que vem na expetativa de levantar o sétimo troféu seguido e apimentar ainda mais a rivalidade com o Internacional.”


Fabiano Querotti, repórter

“Assim como nos confrontos contra o Inter, o Juventude precisa superar o melhor elenco do Grêmio. A equipe precisa novamente beirar a perfeição nos quesitos técnico e tático. Contra o Colorado, Roger deu um nó em Eduardo Coudet. Não acredito que seja tão simples fazer o mesmo com Renato, treinador com um repertório muito mais vasto que o argentino. O Tricolor cresceu durante o campeonato com a chegada dos reforços e vive seu melhor momento na temporada. É o grande favorito. O Juventude precisa voltar vivo do Jaconi, assim, um empate em Caxias não poderá ser considerado um mau resultado. Dessa forma, o Grêmio iniciaria o jogo da Arena com o relógio contra. Se fosse afeito a aposta, colocaria minhas fichas no heptacampeonato do Tricolor.”


Henrique Pedersini, repórter

“É um jogo de esclarecimentos nos dois clubes. No Juventude a oportunidade de mostrar que os dois bons jogos diante do Inter não são a exceção. De Roger Machado mostrar sua capacidade e o clube caxiense “aprontar” para mais um integrante da dupla Grenal. O Grêmio terá que fechar buracos no sistema defensivo, encontrar uma alternativa para o lado esquerdo com ausência de dois jogadores. Além disso, é na decisão que veremos se o novo trio de ataque tem condições de “aguentar o tirão” de uma Libertadores ou Brasileirão. Empate não é o pior dos mundos para o Juventude. A obrigação de ganhar é toda gremista.”

Acompanhe
nossas
redes sociais