Arte de 3 mil anos e natureza preservada: conheça o Cerro do Baú

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Arte de 3 mil anos e natureza preservada: conheça o Cerro do Baú

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estima-se que há cerca de 3 mil anos, o integrante de uma tribo nômade talhou numa parede de pedra a imagem de um animal quadrúpede. Esse vestígio foi encontrado em 1950 e hoje se tornou símbolo do Cerro do Baú, de Venâncio Aires.

O ponto turístico fica na Linha Arlindo, a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Venâncio Aires. Uma réplica da arte rupestre foi instalada no local e o bloco de pedra original encaminhado para o Centro de Ensino e Pesquisa Arqueológica (Cepa), de Santa Cruz do Sul.

Parede de pedra tem réplica de arte rupestre encontrada no local e feita há mais de três mil anos atrás

Pelas características montanhosas, com furnas e água potável que abastece comunidade de Venâncio até hoje, acredita-se que o Cerro do Baú foi o habitat ideal para os caçadores-coletores que cruzavam a região no passado.

Para além da importância histórica, o pico localizado a 259 metros acima do nível do mar tem, pelo menos, dois mirantes instalados de frente para os vales do Taquari, Rio Pardo e Sinos. Dica é prestigiar o amanhecer.

Também existem inúmeras trilhas ecológicas em meio à floresta com árvores centenárias e vegetação preservada. Com exceção de um banheiro ecológico (as antigas patentes), inexiste estrutura no local.

Com 259 metros, Cerro do Baú é uma elevação isolada que permite vista panorâmica para os vales

Mas o proprietário Marcolino Coutinho possui planos para construir um restaurante e até cabanas. Conforme ele, o que trava os investimentos é a falta de rede trifásica no topo do cerro.

Hoje, o acesso no local é liberado qualquer dia da semana sem custo. Única cobrança é evitar fazer fogueiras e jamais jogar lixo na natureza.

Repost do leitor

@douglasterratrips

O Douglas Pereira registrou o pôr do sol no incomparável Johannes Fells de Imigrante. Esse destino natural chama atenção por ter um belvedere esculpido em pedra no interior de Imigrante.

@gusi_isabela

A Isabela Gusi registrou o amanhecer no topo do Morro do Paraglider de Encantado. O pico surpreende com vista do rio Taquari e de vários municípios da região.

Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!

Acompanhe
nossas
redes sociais