A macela, o peixe e a minha vó Jovi

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

A macela, o peixe e a minha vó Jovi

Por

Dminha vó, de quem herdei muito da Tradição crioula, eu passei a vida ouvindo causos da páscoa, e do respeito que precisamos ter pelo ritos pascais, que deveríamos ter no júbilo a tristeza da morte e comemoração da ressurreição.

O peixe neste dia de morte de Cristo era o que se poderia comer. Comer peixe no lugar de carne é mais do que um valor material, a carne representa o mundo material, o peixe simboliza o alimento de vida.

também o respeito por tudo e o agradecimento por cada uma das dádivas recebidas da vida, principalmente a saúde a qual se deveria agradecer, e orar.

Bueno, também lembro das vezes que saiamos cedinho pra colher a macela. Minha vó dizia: Devemos colhê-la ainda com o orvalho, pois, ele representa o sangue de Cristo ainda derramado sobre a flor madura e isto a torna abençoada.

Como são bonitas estas lembranças que trago de minha vó Jovelina Chaider, saudades de quando crianças íamos catar ovos perdidos na grama… deixados pelo coelho da páscoa, resta a nós passar a tradição e a fé pra diante. Boa Pascoa a todos.

fotos: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais