Município negocia áreas da reserva ambiental em Alto Conventos

Um novo olhar sobre os bairros

Município negocia áreas da reserva ambiental em Alto Conventos

Parque natural terá mais de 100 hectares de área verde. Local será compensação da CCR ViaSul às obras de duplicação da BR-386

Por

Município negocia áreas da reserva ambiental em Alto Conventos
Local onde está a reserva ambiental conta com uma das vistas mais bonitas da região Foto: divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de criar uma reserva ambiental em Alto Conventos, a Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou o projeto de lei que permite ao governo abrir negociações com proprietários de áreas no entorno. A ideia é, no futuro, poder oferecer à comunidade mais um espaço de lazer conectado à natureza.

Anunciada ano passado, junto ao projeto “Lajeado Sustentável”, a iniciativa visa a destinação de pelo menos 100 hectares de área verde para o futuro parque. Destes, parte é destinada pelo município e 50 hectares são de áreas adquiridas pela CCR ViaSul como compensação às obras de duplicação da BR-386 para que seja zerado o passivo ambiental.

O projeto estava em tramitação desde 2023. De acordo com Isidoro Fornari Neto (PP), trata-se de um passo inicial para o governo criar uma área de proteção ambiental, cinco vezes maior que o Jardim Botânico. “Benefícios para todo o Vale do Taquari”, resume.

As tratativas com a concessionária da rodovia começaram ainda em 2021, quando iniciaram as obras no trecho entre Marques de Souza e Lajeado. Para a construção da nova faixa – ainda em andamento –, foi necessária a su- pressão de vegetação em diversos pontos.

A área para o futuro parque de Alto Conventos fica colada na divisa de Lajeado com Forquetinha, em um dos poucos locais do município que ainda preservam características rurais. O acesso se dá pelas ruas Pedro Theobaldo Breidenbach e Elizabeth Beuren.

Próximos passos

O prefeito Marcelo Caumo destaca que este é um legado para as futuras gerações, além de ser uma alternativa ambientalmente inovadora. De acordo com o chefe do Executivo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já autorizou o projeto.

O prefeito Marcelo Caumo e o vereador Deolí Gräff se reuniram em Brasília em julho do ano passado com representantes do instituto para apresentar a proposta.

O próximo passo é a aquisição das áreas de mata nativa por parte da CCR. “Os proprietários estão identificados. Já foi feito contato previamente. São 26 matrículas”. Segundo Caumo, novas reuniões entre governo, CCR e proprietários devem ser feitas nas próximas semanas para dar andamento ao projeto. Em contrapartida, os proprietários recebem compensação financeira por parte da CCR.

Acompanhe
nossas
redes sociais