Arlindo Baldo, que privilégio!

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Arlindo Baldo, que privilégio!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Grupo A Hora encerrou nesta semana a geração de conteúdo da série multimídia, Made In Encantado e Região dos Vales. Durante um ano, foram contadas 72 histórias de empresários, empresas e marcas encantadenses. A íntegra do material está disponível em texto, no portal do A Hora, e também em vídeo no Instagram (@madeincantado). Os últimos episódios em áudio ainda serão reproduzidos na Rádio A Hora 102,9 FM. Um grande projeto que, em breve, terá outras novidades!

Aliás, foi um privilégio fechar este trabalho com a trajetória do empresário Arlindo Baldo. O texto, publicado na edição impressa do A Hora de ontem, 27, revelou uma versão pouco conhecida deste ícone do empreendedorismo gaúcho, responsável por liderar a centenária Baldo, maior exportadora de erva-mate do país.

Arlindo perdeu a mãe com apenas 3 anos e buscou no pai a referência para se tornar um respeitado empresário. Dono de uma humildade admirável, gentilmente nos recebeu em seu escritório para uma conversa de duas horas. Claro, depois de muita insistência e o convencimento da amiga Raquel Cadore. Vale a pena conferir!

Secretários deixam os cargos e miram a Câmara

A legislação eleitoral determina que os secretários municipais precisam deixar as funções até 5 de abril para estarem aptos a concorrer a uma cadeira nas Câmaras de Vereadores. Atentos a isso, integrantes do alto escalão do governo de Jonas Calvi (PSDB) pedirão exoneração nos próximos dias.

  • Em Encantado, a situação é a seguinte:
    Ivanor Daltoé (Obras) já antecipou que é pré-candidato a vereador pelo União Brasil, partido do qual é presidente. Seu substituto na secretaria ainda será definido.
  • Stefanie Casagrande (Educação) ainda avalia a possibilidade de concorrer, mas vai se afastar por precaução. No lugar dela, assume Gabriela Tebaldi, que hoje desempenha a função de coordenadora das EMEIs.
  • Odocir Bagatini (Agricultura) é um dos nomes do PSDB para o legislativo e seu atual braço direito, Angelica Sfoglia, assume a titularidade da pasta. Aliás, Angélica é outro nome cotado para concorrer pela sigla tucana.
  • Cris Costa já anunciou que sai do Turismo e Desenvolvimento para voltar a ocupar a cadeira na Câmara e buscar a reeleição.
  • Clarissa da Rosa Pretto Scatola (Geral de Governo) estenderá a decisão sobre o afastamento até o último dia do prazo.
  • Karoline Crippa segue na Saúde.

Comemoramos 1 ano!

Desde 27 de março de 2023 foram tantas experiências vivenciadas que quase nem nos damos conta que já se passou um ano da instalação da unidade avançada do Grupo A Hora no coração da cidade de Encantado. Sim, ontem, 27, estivemos de aniversário! Seguimos em frente, cada vez mais atentos às demandas dos municípios da Amat e motivados em contribuir para o desenvolvimento regional.

Novo jurídico no parlamento

O advogado Arthur Lang, 32, é o novo assessor jurídico da Câmara de Encantado. O profissional tem nove anos de experiência e atua em escritório em sociedade com Jonas Caron. Lang assume o lugar de Daniel Passaia (foto), que se desligou da função para se preparar para a campanha. Passaia é pré-candidato a vereador pelo União Brasil.

“A vida segue”, diz Salton ao se despedir do PDT

O vereador de Encantado, Roberto Salton, promete revelar até o dia 3 de abril para qual partido vai migrar. E a decisão, segundo o parlamentar eleito pelo PDT, levará em conta a opinião de amigos apoiadores e a convergência de ideias com a futura sigla. Mais de um partido lhe abriu as portas desde que sua relação com o PDT local ficou estremecida, principalmente, depois da nota da Executiva sugerindo sua expulsão ainda em maio do ano passado.

E, na sessão do Legislativo desta semana, durante o espaço de comunicação de bancadas, Salton foi objetivo ao anunciar sua saída: “Quero agradecer a todos os companheiros leais do partido ao qual até hoje fiz parte, o PDT de Encantado, todas as relações de amizade que tem ficado e que estamos construindo. E dizer que caminhar é preciso, a vida segue”.

BASTIDORES

  • Na Câmara de Encantado, o vereador Valdecir Gonzatti (MDB) cobrou do governo a instalação do Museu da Câmara na Casa de Cultura. Gonzattinho também quer saber em que pé está a criação da Medalha do Cristo Protetor, aprovada no legislativo em junho do ano passado para ser entregue a personalidades que visitarem o município.
  • Ainda no parlamento encantadense, Marino Deves (PP) sugere mais atenção da prefeitura com o acervo histórico do Memorial Gino Ferri. E Duda do Táxi (MDB) está preocupado com as condições do acesso ao Bairro São José Scalabrini.
    Em Nova Bréscia, o governo quer contratar quatro motoristas para trabalhar nas secretarias de Educação, Obras e Saúde. Um dos motivos é a possibilidade de atuais servidores se licenciarem para concorrer nas eleições de outubro.
  • Em Roca Sales, o vereador Nelson Vasconcelos (MDB) tem dúvidas sobre os gastos do governo municipal com cirurgias, medicamentos e internações em 2023. Ele quer um relatório detalhado sobre os custos que, segundo ele, estão na casa dos R$ 10 milhões.
  • Em Anta Gorda, a Câmara aprovou o projeto que declara patrimônio cultural imaterial a cultura da noz-pecã. A iniciativa é de Alvimar Tremea (MDB). Aliás, por lei, a nogueira-pecã já é considerada a árvore-símbolo do município.

Eu Pergunto!

– Você já respondeu à alguma pesquisa sobre preferência de nomes para as eleições 2024?

Acompanhe
nossas
redes sociais