Seminário aborda histórico e reflexos dos 200 anos da imigração alemã

ARROIO DO MEIO

Seminário aborda histórico e reflexos dos 200 anos da imigração alemã

Iniciativa trouxe painelistas e palestrantes com o objetivo de informar e exaltar o bicentenário da imigração

Por

Seminário aborda histórico e reflexos dos 200 anos da imigração alemã
Evento reuniu professores, historiadores e escolas no seminário Sagrado Coração de Jesus. (Foto: GABRIEL SANTOS)
Arroio do Meio

Reunir várias iniciativas que buscam informar, exaltar e comemorar o bicentenário da imigração alemã. Este foi o objetivo do seminário Reflexos dos 200 anos da Imigração, organizado pelo Projeto 2024.

O encontro contou com a participação de sete painelistas e palestrantes. Entre os participantes estavam historiadores e pesquisadores do tema. Toda a programação ocorreu no seminário Sagrado Coração de Jesus durante a manhã e tarde.

Conforme José Eduardo Ely, um dos organizadores do projeto, o seminário vinha sendo pensado e preparado desde o ano passado e atingiu o objetivo de reunir conhecedores do tema e participantes de toda a região. “Foi um desafio descentralizar um evento como este, envolver as comunidades no interior com pessoas que entendem o tema”.

Neste ano, além do seminário, outras ações serão organizadas como as rodas de conversa em Palmas e uma grande celebração em julho marcando a data da imigração. “Foi um momento de aprofundar-se na história dos primeiros colonizadores e entender bastante sobre a formação das nossas cidades e localidades”, destaca.

O livro

Um dos destaques na programação foi o lançamento do Livro Arroio do Meio Canta em Alemão, que registra a memória dos sete corais do município (cinco associativos e um vinculado à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). A obra foi organizada por José Eduardo Ely.

A publicação, além de relatar a história dos corais, traz cantos em alemão com partituras e tradução. Os custos foram pagos pela Câmara de vereadores, já a produção do conteúdo foi encaminhada em conjunto com os corais participantes.

O Projeto 2024

A iniciativa visa envolver a comunidade e escolas em ações que resgatem a cultura e histórico, especialmente no ano em que celebra os 200 anos da imigração alemã. O projeto foi lançado oficialmente em 2022 e desde então realizou uma série de eventos como rodas de conversas e lançamentos de livros.

Acompanhe
nossas
redes sociais