Doze mil sorrisos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Doze mil sorrisos

Por

Atualizado quarta-feira,
27 de Março de 2024 às 10:24

Wilson Dewes não foi um homem perfeito. Também não conquistou só amizades em seus 84 anos de vida. E não colecionou apenas sucessos em sua produtiva carreira profissional. Dewes foi um ser humano repleto de acertos e desacertos, dores e amores, alegrias e decepções. Assim como você, caro leitor. E assim como eu. Por óbvio, há quem gostava e quem não gostava do médico e aspirante a pianista. Afinal, a vida é feita de momentos, pessoas e relações. E nem sempre esse combo funciona de forma harmoniosa em nosso célere cotidiano.

Mas, e isso independe dos gostos e desgostos da vida, ninguém pode deslustrar ou diminuir as conquistas sociais e coletivas do agora saudoso “Dr. Dewes”. Especialmente com relação à nossa estimada Fundef. Por meio da fundação, ele cravou o nome na história da medicina e de lá ninguém o tira. Ele ajudou a devolver cerca de 12 mil sorrisos a quem não nasceu com tal sorte. E isso é, sim, um legado imensurável.

E a ciclovia intermunicipal?

Em abril de 2022, ou seja, há quase dois anos, o governo estadual confirmou R$ 9,3 milhões para a construção, mediante contrapartida de Estrela, Colinas e Imigrante, da ciclovia intermunicipal. Um trajeto de quase 40 quilômetros e já utilizado por ciclistas e corredores, além dos moradores das localidades ao longo do trecho. Passados quase dois anos e as obras ainda estão longe da conclusão. Mas é preciso olhar o “copo meio cheio”. As obras já enfrentaram duas históricas enchentes. E o mais relevante: os respectivos prefeitos jamais desistiram do empreendimento. Ou seja, e para a segurança futura de todos, é possível sonhar com a conclusão do importante empreendimento.

Canigia assina com o PL de Estrela

O vereador Humberto Canigia voltou a negociar com a ala mais à direita de Estrela e assinou filiação com o Partido Liberal (PL) – ele estava filiado ao Republicanos. A filiação ocorreu ontem e foi “abonada” pelo vice-presidente da assembleia legislativa, o deputado estadual Paparico Bachi (PL), pelo líder da bancada do PL no estado, deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, pela deputada estadual Kelly Moraes, deputado estadual Cláudio Tasch, e também pelo presidente do PL em Estrela, o Secretário da Fazenda Felipe Diehl. A partir de agora, o PL conta com três vereadores no Legislativo e quatro secretários municipais no Executivo. E muitos apostam que a sigla vai reivindicar o posto de vice-prefeito em uma eventual coligação com o atual prefeito da cidade.

Ministro prometeu Plano Nacional de Defesa Civil

Durante a rápida passagem do presidente Lula pelo Vale do Taquari, no dia 15 de março, o Ministro do Desenvolvimento Regional Waldez Góes falou sobre dois temas de extrema relevância para mitigar os impactos dos fenômenos naturais. Ele anunciou a produção do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, construído em parceria com a PUC/RJ e outras entidades, e com previsão de ser anunciado no segundo semestre de 2024. Além disso, Góes afirmou no palco que o presidente vai anunciar ainda em março – ou seja, ainda nos próximos cinco dias – a implantação de um novo e moderno sistema de alertas a desastres. Segundo ele, é uma ferramenta utilizada nos EUA, Chile e Alemanha, por meio de um trabalho conjunto com as empresas de telecomunicações, agências reguladoras e governos federal, estaduais e municipais. “Em abril vamos começar a operar em vários cantos do Brasil, a começar pelo Rio Grande do Sul”, prometeu. Aguardemos!

Eleição mexe na Amvat e no Codevat

Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o prefeito de Venâncio Aires Jarbas da Rosa (PDT) vai concorrer à reeleição municipal em outubro. Portanto, ele precisa deixar a presidência da entidade até o dia seis de junho e, assim, respeitar o prazo máximo de quatro meses antes do pleito. Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmílson Busatto (MDB) vai assumir o posto. Já o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco (PT), quer concorrer a prefeito pela primeira vez. Para tal, ele também precisa deixar a chefia da entidade regional até dia 6 de junho. Mas, ele pretende sair antes. E, nesse caso, ainda não há substituto definido para o futuro comando do nosso Codevat.

TIRO CURTO

  • Em diversas cidades da região, alguns partidos evitam divulgar pré-candidatos a vereador. Segundo os líderes, os nomes passam a ser aliciados pelos representantes dos governos municipais.
  • O governo de Encantado encaminhou projeto de lei à câmara para trocar o nome da Avenida da Integração, na localidade de Palmas, para Avenida Joel Botoni. É uma homenagem ao falecido vereador do PSDB, que morava naquela região da cidade, e foi um dos principais batalhadores pela pavimentação da via.
  • O PP de Encantado vai aguardar o fim da janela partidária para iniciar uma pesquisa de intenção de votos junto à comunidade.
  • Em Arroio do Meio, a proximidade entre o PP, o PL e o PT incomoda uma série de agentes políticos de todos os partidos citados. Por parte de alguns opositores, porém, a eventual coligação poderá ser determinante para um resultado favorável ao atual prefeito Danilo Bruxel (PP).
  • Vereador em Estrela, Cristiano Nogueira da Rosa (MDB) solicita que o Daer invista na “sinalização da Estrada Transantarita, com novas pinturas asfálticas e placas de sinalização, pois a referida rodovia está escura e sem sinalização visível, o que torna o trajeto muito perigoso com riscos de acidentes aos motoristas que trafegam pelo local”.
  • Sobre o tópico acima, vale lembrar que o governo de Estrela quer municipalizar aquela rodovia.
  • Com o objetivo de “estimular a realização de um processo eleitoral qualificado”, a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) anunciam a realização do Seminário “Eleições 2024: regras e tendências para a campanha municipal”. O evento ocorre no dia 12 de abril.

Acompanhe
nossas
redes sociais