Campanha do Sítio Villa Jena recupera memórias de Sampaio

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Campanha do Sítio Villa Jena recupera memórias de Sampaio

Por

Atualizado quarta-feira,
27 de Março de 2024 às 09:38

Acostumado a preservar a história, o Sítio Villa Jena cria mais uma ação que tem propósito de relembrar tempos passados. Em março, ao completar dois anos, o ponto turístico lança a campanha de arrecadação de fotografias antigas.

O funcionamento é simples. As pessoas são convidadas a levarem cópias ou imagens originais de eventos que ocorreram no antigo salão da família Konig. Hoje esse espaço foi reformado mantendo os traços enxaimel e sendo o cartão-postal da Villa com o nome de Casa Althaus.

A busca por fotografias também se estende a Sampaio, onde o ponto turístico está inserido. A comunidade já foi uma das mais pujantes do Vale e atualmente se divide nos municípios de Santa Clara do Sul, Sério, Venâncio Aires e Mato Leitão.

Todos que contribuírem com fotografias serão presenteados com um brinde surpresa. Os organizadores reforçam que caso a pessoa tenha dificuldade de locomoção, a foto pode ser buscada na residência. Da mesma forma, a organização se responsabiliza em tirar cópias das imagens e devolver a original ao dono.

A campanha se estenderá até julho. Nesse mês se comemora os 200 anos de imigração alemã. A Villa Jena realizará um evento celebrativo em data ainda a ser confirmada com direito à brinde com café (bebida oficial da Villa). As fotos arrecadadas farão parte de um acervo exposto no destino turístico de Sampaio. Mais uma forma de manter viva as memórias de outrora.

Sobre o Sítio Villa Jena

Projetada para os próximos 10 anos, a Villa se inspira em uma cidade alemã chamada Jena, com características e apreço as flores semelhantes de Santa Clara do Sul. Além da casa reformada no estilo enxaimel, tem uma charmosa capela no topo do morro e ao lado de um lago, ambientes ajardinados, redário e uma pinguela.

Atualmente abre de terça a sexta-feira nas tardes, funcionando como um paradouro para as pessoas degustarem o café artesanal e descansarem nos jardins floridos. Também recebe grupos para roteiros sob agendamento.

Aniversário do mês

Westfália completou 28 anos de emancipação política no último domingo. O município se destaca pelo charme germânico herdado pelos antepassados e ainda presente em sua arquitetura e costumes. Um exemplo é a própria sede administrativo que preserva as características do enxaimel.

Recorde de público

A XVIII Paixão de Cristo de Imigrante reuniu cerca de 8 mil pessoas no sábado, segunda noite de espetáculo. Foi recorde de público, uma recompensa ao trabalho dos atores voluntários e ao diretor Pablo Capalonga. Na foto, destaque para um riacho que se formou na calçada do Convento São Boaventura, representando o Rio Jordão e o icônico batismo de Jesus feito por João Batista.

Acompanhe
nossas
redes sociais