A principal ação do Viva o Taquari-Antas Vivo, no sábado, mobilizou 554 voluntários na coleta de resíduos sólidos e nas atividades ambientais, como oficinas e plantio de mudas. Sete cidades da região aderiram ao movimento: Lajeado, Estrela, Venâncio Aires, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Roca Sales.
Quantidade
Mais de 4 mil kg de resíduos sólidos foram retirados das margens do rio Taquari e do arroio Castelhano. Venâncio Aires contabilizou a maior quantidade retirada 1.678 kg. Estrela e Lajeado contabilizaram 1.072,5 kg e 1.001 kg, respectivamente.
Tibiquari
Crianças e adolescentes integrantes do Grupo Escoteiro Tibiquari participaram da ação ambiental desde a abertura até o encerramento, no Parque Ney Santos Arruda, em Lajeado. Por conta da idade, não puderam ir às margens do rio recolher resíduos. Mas participaram de oficinas e interagiram o tempo todo. Dos lobinhos ao chefe escoteiro, o grupo mostrou organização, interesse e muita disposição – em uma manhã ensolarada de temperatura em elevação.
Garrafas
No setor da pesagem, em Lajeado, a voluntária Elisete Freitas chamou a atenção para grande quantidade de garrafas de bebidas alcoólicas.
Mãos na terra
Em Estrela, integrantes do Rotary Club fizeram o plantio de mudas de árvores nas proximidades do pier, na Trilha do Fritz. A ação fez parte do Viva o Taquari-Antas Vivo.
Mãos especiais
Os irmãos gêmeos Gustavo e Mateus Kich, de 13 anos, acompanhados da madrinha Ivanice kich, tiveram uma experiência ímpar. Deficientes visuais, os jovens plantaram mudar e deixaram sua contribuição ao meio ambiente.
Concurso estudantil
O projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora, promove a segunda edição do concurso estudantil. Para os alunos de 5º ao 9º ano, o desafio é escrever “Uma Carta para o Futuro”. Os adolescentes do Ensino Médio devem produzir um vídeo com o temática “Para onde corre o Rio Taquari”. As inscrições serão abertas dia 2 de abril. O regulamento está disponível no site do Grupo A Hora.