Produtores de Sério projetam vender 15 toneladas de peixes na Semana Santa

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Produtores de Sério projetam vender 15 toneladas de peixes na Semana Santa

Associação de Piscicultores comercializa pescado nas feiras de Lajeado e Arroio do Meio

Por

Atualizado terça-feira,
26 de Março de 2024 às 14:22

Produtores de Sério projetam vender 15 toneladas de peixes na Semana Santa
Claudiomiro Stoll, piscicultor e Carlos Brant, secretário da Agricultura de Sério (Foto: Pedro Rodrigues).
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A meta da Associação de Piscicultores de Sério é comercializar 15 toneladas de peixes na Semana Santa deste ano. Da quantidade total, cinco toneladas reservadas para a Feira do Peixe Vivo de Lajeado, quatro toneladas para a Feira em Arroio do Meio e, mais seis para pessoas que não compram nas feiras, mas buscam as propriedades em Sério. 

São 20 produtores do município que, através de uma parceria com a prefeitura de Lajeado, trazem o peixe para ser comercializado no município. “Agora estamos visando lucros, antigamente, era só esporte”, diz o produtor Claudiomiro Stoll, da comunidade de Paredão. 

Em Lajeado, a Feira do Peixe Vivo ocorre na Feira do Produtor, localizada na rua Santos Filho, centro, próximo ao Parque dos Dick, de terça a quinta-feira, das 9h30min às 18h, e na sexta, das 9h às 11h30min, totalizando cinco toneladas. No ano passado, foram quatro toneladas. “Caso seja necessário, teremos reserva de peixes para atender toda a demanda”, destaca Stoll. 

Além da Semana Santa, estão projetadas para este ano, 16 feiras somente em Lajeado, além de outras regiões. Em Sério, as feiras ocorrem sempre na segunda sexta-feira do mês. “A associação visa primar pela qualidade do produto que chega na mesa dos consumidores”. 

Feira em Arroio do Meio 

A Secretaria da Agricultura de Arroio do Meio através da Emater buscou a Associação de Sério para uma parceria. Pela primeira vez, os peixes de Sério serão comercializados no município. Serão em média 4 toneladas destinadas para Arroio do Meio. Na quarta, 27, e na quinta-feira, 28, terá a feira do peixe vivo. “Cliente que chegar vai poder escolher o peixe dentro da caixa d’água ainda vivo”, ressalta o secretário da Agricultura de Sério, Carlos Brant. 

Ele salienta, ainda, que todas as feiras são legalizadas com a presença de profissionais que acompanham o evento para garantir a qualidade do produto oferecido à população e o cumprimento das normas técnicas.  

Associação de Piscicultores de Sério 

Durante o ano, é elaborado um cronograma para organizar as vendas. Com potencial grande para a criação de peixes, a tradição do consumo do peixe aumenta na Semana Santa.  

A associação possui licença para comercialização da Carpa e suas espécies. Em Lajeado, carpa húngara, prateada e cabeça grande serão comercializadas a R$ 12 e a carpa capim, R$ 15. Pesos e tamanhos variados para atender a todas as exigências, que chegam a 8kg. 

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais