Lajeado participa de treinamento do Programa de Resposta aos Desastres

PREVENÇÃO A CHEIAS

Lajeado participa de treinamento do Programa de Resposta aos Desastres

Curso ocorre nesta terça-feira, 26, no Parque Histórico, e contará com a presença de autoridades da região

Por

Atualizado segunda-feira,
25 de Março de 2024 às 18:50

Lajeado participa de treinamento do Programa de Resposta aos Desastres
Paulo Locatelli, secretário de segurança pública de Lajeado e Paulo José Barbosa, um dos responsáveis pelo treinamento
Lajeado

Um passo importante para estabelecer qualificação de profissionais para o combate a desastres naturais, ocorre nesta terça-feira, 26, no Parque Histórico de Lajeado. Com duas décadas de expertise em gerenciamento de catástrofes, após desempenhar um papel vital no auxílio humanitário durante os desastres naturais de 2023 na região, a equipe do Programa de Resposta aos Desastres (PRED) do governo americano, retorna ao Vale para introduzir novas metodologias de trabalho. Esta abordagem inclui avaliação de todas as entidades governamentais e não governamentais envolvidas nos eventos do ano passado, destacando a percepção do que foi feito, desafios e áreas para melhoria.

Em entrevista ao programa Conexão Regional desta segunda-feira, 25, Paulo José Barbosa, um dos responsáveis pelo treinamento, disse que a primeira etapa da capacitação foi realizada de forma online, focando no sistema de comando de incidentes para preparar gestores. Em abril, durante cinco dias, os participantes do programa participarão de um encontro, que analisará todas as dificuldades enfrentadas. A subsequente fase envolverá a análise do relatório final, identificando ações a serem tomadas e definindo os próximos passos. Barbosa enfatiza que o programa é totalmente gratuito. “A grande vantagem é que o curso não implica custos para a região, é uma iniciativa destinada a auxiliar a comunidade local” , destaca.

O treinamento desta terça-feira, 26, contará com a presença da vice-prefeita Gláucia Schumacher, do novo coordenador regional da Defesa Civil, Cel. Claiton Marmitt, do promotor Sérgio Diefenbach, de secretários e equipe da defesa civil. Onde será feito avaliação de tudo que foi feito em 2023, o que melhorou e onde pode ser trabalhado para aprimoramento.

Paulo Roberto Locatelli, secretário de segurança pública de Lajeado, destaca a importância da comunicação e planejamento estratégico em situações de desastres. Ele ressalta a necessidade de desenvolver protocolos eficazes, incluindo a interação com a imprensa, destacando o papel crucial do rádio em situações de emergência, quando outras formas de comunicação podem falhar.

Reconhecendo a importância da comunicação em momento de desastres, Barbosa propõe a distribuição de rádios a pilha para a comunidade local, a fim de garantir acesso à informação por esses meios. Além disso, também destaca a importância da capacitação dos profissionais da imprensa nesta fase, para auxiliar na abordagem dos veículos, em como produzir e disseminar informações em momentos de emergência.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais