Primeira etapa do Circuito dos Vales reúne mais de 1,4 mil participantes

ESPORTE

Primeira etapa do Circuito dos Vales reúne mais de 1,4 mil participantes

Um dos maiores circuitos de corrida rua do Rio Grande do Sul e o maior do interior do estado ocorre neste domingo, em Santa Clara do Sul

Por

Atualizado domingo,
24 de Março de 2024 às 10:07

Primeira etapa do Circuito dos Vales reúne mais de 1,4 mil participantes
Foto: Felipe Neitzke
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Santa Clara do Sul recebe neste domingo a primeira etapa do Circuito dos Vales 2024 considerado um dos maiores circuitos de corrida rua do Rio Grande do Sul e o maior do interior do estado, com mais de 1.400 inscritos por etapa.

O Circuito dos Vales deste ano terá as modalidades de Corrida (3km, 5km e 10 km), Caminhada (3km e 5km), Corrida Kids (1km e 500 metros) e Ciclismo (40km). Mais uma vez, o Circuito repete uma programação com cinco etapas programadas para acontecer ao longo do ano. A cidade de Santa Clara do Sul é a estreante deste ano e Marques de Souza volta ao calendário depois de um ano fora. Enquanto isso, as remanescentes serão as cidade de Teutônia, Estrela e Arroio do Meio.

  • Etapa Cidade das Flores, em Santa Clara do Sul – 24 de março (1ª etapa)
  • Etapa da Imigração Alemã, em Estrela – 19 de maio (2ª etapa)
  • Etapa Pérola do Vale, em Arroio do Meio – 14 de julho (3ª etapa)
  • Etapa Cidade dos Campings, em Marques de Souza – 08 de setembro (4ª etapa)
  • Etapa Canto Coral, em Teutônia – 1º de dezembro (5ª etapa).

Acompanhe a expectativa de alguns participantes

Jonas Costa, de Taquari é participante do Circuito dos Vales e desde o ano de 2017 acompanha o a corrida. “É um evento muito bom, super organizado e cresce a cada ano. A expectativa é fazer uma boa prova”.

Foto: Ezequiel Neitzke

O casal João Pedro e Camila, moradores de Arroio do Meio, há cerca de sete anos praticam o esporte e, pelo segundo ano consecutivo participam do Circuito dos Vales na modalidade ciclismo. “Ele que começou a pedar e acabei acompanhando. Neste ano, vamos participar de todas as etapas. A expectativa é diversão, saúde, encontro de todos em um único lugar”, descreve Camila.

E tem aqueles que aproveitam o Circuito dos Vales para aquela aquecida para outras provas como é o caso de Gilberto Ferreira que veio de Lajeado correndo e se já aquecendo para a prova logo mais. “Estou treinando para as 24 horas de Toledo. Tenho 55k de treino e já aproveitei os 12 km de Lajeado e mais os 10 km da corrida e, pela tarde concluo o restante”, frisa.

Primeira vez

Eduardo Massmann e a família são de Lajeado e acompanham o circuito há anos, mas pela primeira vez participam da corrida. Ele e a esposa Marileidi vão correr os 5 km, já a filha Rafaela, participa da corrida Kids. “Somos do esporte, essa energia boa, esse movimento, é uma adrenalina. Como é bacana esses eventos que fazem a pessoa se desafiar”.

 

Fotos: Ezequiel Neitzke

Paloma Cemin, de Encantado, avalia a prova como maravilhosa apesar do sol intenso. Segundo ela, o esporte começou como uma brincadeira e foi tomando proporções maiores. “Comecei há um ano de brincadeira e há dois meses treinando para valer e, agora com treinador físico e treinos mais intensos. Hoje participei do 5 km e a meta para até o fim do ano é chegar nos 10 km”.

Luís Felipe Worn há nove meses iniciou suas atividades físicas. São 16 kg a menos e uma qualidade de vida. “Antigamente não conseguia correr 2 km e agora já consigo 20 km e, neste ano, vamos prestigiar todas as etapas do circuito que é maravilhoso”.

E mais um motivo para participar, os filhos, Maria Luíza, 9, e Miguel, 7, foram os incentivadores. “Eles pediram para competir. O Miguel e a Maria vão fazer a primeira prova e estão super ansiosos, um programa de família. Fizemos treino juntos e está sendo maravilhoso. Ter eles junto, competindo, brincando e, acima de tudo, atividade física, isso não tem preço”.

Fotos: Ezequiel Neitzke

Acompanhe
nossas
redes sociais