Lajeado lança primeira escola de águas do país

MEIO AMBIENTE

Lajeado lança primeira escola de águas do país

Recanto Viva Taquari-Antas Vivo será espaço para oficinas e debates sobre preservação da bacia hidrográfica

Por

Atualizado sábado,
23 de Março de 2024 às 12:46

Lajeado lança primeira escola de águas do país
Foto: Felipe Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Foi lançada na manhã deste sábado, a primeira escola de águas do Brasil. A iniciativa faz parte das ações do Viva o Taquari-Antas Vivo que chega em sua 17ª edição e ocorre de forma simultânea em sete municípios do Vale neste sábado.

“O Brasil não tem uma escola de águas que é o elemento essencial à vida. Lançamos as bases e começamos a trabalhar agora um outro plano para a criação e consolidação dessa escola de águas. Vamos convocar voluntários para trabalhar com jovens, crianças e adolescentes apenas para falar de água. Vamos desvendar esse elemento e trazer para mais próximo e ensinar para as crianças que a água não nasce em garrafas, em torneiras. Vamos mostrar para as crianças a importância de proteger, cuidar e ser solidários”, destaca Gilberto Soares, coordenador do Viva o Taquari-Antas Vivo .

O evento abrange uma série de ações que vão desde o recolhimento de resíduos sólidos até medidas educativas. O objetivo é recuperar a qualidade ambiental às margens do manancial.

O movimento voluntário de limpeza do rio ocorre em Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Roca Sales e Venâncio Aires.

Após as grandes enchentes que assolaram a área em 2023, a qualidade do Rio Taquari ficou comprometida. Segundo a coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado, Gilmara Scapini, reverter esse quadro exigirá um processo longo devido à gravidade da situação.

Acompanhe
nossas
redes sociais