Fato novo nas eleições de Encantado

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Fato novo nas eleições de Encantado

Por

Atualizado quinta-feira,
21 de Março de 2024 às 10:24

Encantado

Avança nos bastidores a possibilidade de o vereador Valdecir Gonzatti (MDB) mudar de partido. Grupos políticos já sondaram Gonzattinho com a proposta de lhe abrir espaço para ‘voos maiores’. Certamente, enxergam no experiente político, que tem 25 anos de filiação ao MDB, o momento certo para tal movimento, uma vez que já está no quarto mandato consecutivo no legislativo.

Nesse cenário, não será surpresa se o nome de Gonzattinho aparecer como candidato a vice-prefeito numa chapa liderada por Jonas Calvi (PSDB). Aliás, a relação entre os dois é próxima e de respeito mútuo. Na primeira vez que Jonas saiu para um período de férias, em outubro de 2022, Gonzattinho era o presidente da Câmara e sentou-se na cadeira de prefeito por uma semana (foto). Além disso, e não é novidade, há servidores CCs em ação na Prefeitura indicados pelo, por enquanto, parlamentar do MDB.

Tristes coincidências

Nas últimas duas legislaturas, a Câmara de Encantado perdeu dois vereadores titulares e em ascensão como jovens lideranças políticas. Em janeiro de 2018, Volmir Kunzler (MDB) morreu após sofrer um infarto, aos 51 anos. Agora, Joel Bottoni, vítima de câncer. Duas coincidências chamam atenção. Ambos ficaram em segundo lugar na votação geral. Volmir somou 951 votos no pleito de 2016 e Joel conquistou 706 em 2020. A outra é que os dois políticos eram cotados para concorrer a vice-prefeito. Na época, Volmir era apontado como um dos favoritos a compor a chapa com Adroaldo Conzatti na eleição de 2020. Agora, Joel estava na lista dos nomes para formar dobradinha com Jonas Calvi (PSDB).

A vez das tucanas na Câmara

A morte de Joel abre uma vaga na bancada do PSDB. Por enquanto, três mulheres assumem as cadeiras. A presidente Sandra Vian, a primeira suplente, Jaqueline Taborda, e a segunda suplente, Aline Costa Ganasini. O trio feminino permanece até abril, quando o titular Cris Costa deixa a secretaria de Turismo e Desenvolvimento e retorna ao parlamento, provavelmente, no lugar de Aline.

Lembranças do Joel!

– Sempre é difícil aceitar a perda de uma pessoa jovem, conhecida da gente. Joel Bottoni tinha só 33 anos e nos deixou um exemplo impressionante de vontade de viver. Lutou contra a grave doença até que foi possível. Durante cinco anos. Enfrentou uma rotina exaustiva com o tratamento. Foram 11 cirurgias, dezenas de sessões de quimioterapia e milhares de quilômetros entre idas e vindas de Encantado a Porto Alegre. E mesmo assim, manteve-se otimista, focado no trabalho como vereador e líder comunitário. Agora, descansou. Força à família e aos amigos.

– Joel foi atraído ao mundo político pelo ex-prefeito Adroaldo Conzatti. Quis o destino que fosse sepultado no mesmo dia da morte do “padrinho”, 19 de março.

– Nos últimos dias, amigos perceberam um desânimo pouco comum em Joel, resultado certamente da carga pesada de medicamentos para tentar reduzir o tumor em um dos pulmões. Sua voz também estava desgastada. E o mais incrível, Joel confessou a amigos que tinha ido ao cemitério São Pedro visitar o túmulo de Adroaldo dias atrás.

– Não há como lembrar do Joel sem citar seu talento para o humor. Ele era um artista, exímio contador de histórias pitorescas (para não dizer, um verdadeiro tagarela) e imitador de pessoas, principalmente dos colegas políticos. E fazia isso na frente deles, para diversão de todos. O jeito de caminhar do ex-prefeito Adroaldo, do colega vereador Marino Deves e do próprio prefeito Jonas Calvi garantia boas gargalhadas.

– Uma das histórias hilárias que o Joel contava referia-se a uma viagem dele e do Marino Deves a Brasília. Os dois eram vereadores. A dificuldade estava em atravessar uma das avenidas movimentadas da capital federal. Sem muitas alternativas, Joel se dirigiu a Marino e disse: “me segue”. Nisso, fez o movimento com a perna como se estivesse manquitolando e colocou o pé no asfalto. Imediatamente, os carros frearam. E os dois conseguiram passar tranquilamente para o outro lado da via. Coisas do Joel!

Presidente da Gerdau em Encantado

O empresário e presidente do conselho de administração da Gerdau, Jorge Johanpeter, estará em Encantado, no dia 25 de maio, como palestrante-convidado do inédito evento em referência ao Dia Nacional da Indústria, organizado pela ACI-E. A confirmação é do presidente da associação, Angelo Fontana, que nesta semana se encontrou com Johanpeter e a esposa dele, Maria Helena, além de Rogério Calafati. Maria Helena e Calafati serão painelistas da 2ª Jornada da Espiritualidade, marcada para 27 de abril.

Eu pergunto!

Já renovou o estoque de ovos na geladeira?
Agilize-se! É que dia 1º de abril (e é verdade), quando entra em vigor a nova tributação do ICMS de diversos produtos no RS, o preço dos alimentos vai subir.

BASTIDORES

– Em Muçum, o vereador Marcos Bastiani (PSDB) confirma ser pré-candidato à reeleição. Além de presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) e da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Bastiani é engenheiro de formação e foi o homem de confiança do saudoso Adroaldo Conzatti para assinar o primeiro projeto da imponente obra do Cristo Protetor.

– Em Santa Tereza, a prefeita Gisele Caumo revelou em entrevista ao colega da Rádio A Hora, Matheus Laste, durante a abertura da ExpoSanta, que tentará o segundo mandato. Primeira mulher a comandar o município, fica a expectativa para saber por qual partido buscará a reeleição. Hoje, ela continua filiada ao enfraquecido PTB.

– Também na ExpoSanta, o prefeito de Vespasiano Corrêa e presidente da Amat, Tiago Michelon, confessou a vontade de voltar a organizar a ExpoVespa, maior feira comercial e industrial da cidade do Viaduto 13.
– Em Nova Bréscia, o governo planeja a construção de uma nova sede para o CRAS.

– Em Roca Sales, os vereadores querem ouvir explicações de diretores da empresa Concreprata Concreto, de Nova Prata, sobre o atraso em obras de pavimentação asfáltica, principalmente, em trechos da Rota Turística Caminho do Pão e Vinho e da Linha Arroio Augusta. E a indignação dos parlamentares é grande!

Acompanhe
nossas
redes sociais