Há 20 anos, polêmica na escolha da Corte de Capitão

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, polêmica na escolha da Corte de Capitão

Por

Cerca de duas mil pessoas participavam do baile de escolha da nova corte de soberanas do município, no ginásio da Escola Construindo o Saber, em Capitão. Eram quase 20 candidatas e, como rainha, foi eleita Sandra Giovanella, da comunidade de Linha Marinheira.

A primeira princesa era Francieli Rosenbach e a segunda princesa era Carine Steffens. Como miss simpatia, foi escolhida Grasieli Rosenbach, irmã gêmea da primeira princesa.

FOTOS: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Na época, o resultado gerou polêmica. Um abaixo-assinado com mais de 700 assinaturas foi feito para uma revisão da escolha, sob o argumento de que uma das juradas tinha afinidade com a vencedora e, portanto, não havia sido imparcial.

Na ocasião, o corpo de jurados era composto pela rainha de 2003, Andreia Werner, pelo representante do governo estadual, Adroaldo Conzatti, pelo presidente da Amvat, Jatir Radaelli, presidente da Avat, Rafael Fontana, e a representante municipal do Garota Verão de 2004, Alessandra Hendler.

No fim, foi de fato anulado o resultado do concurso e foi definido que uma nova escolha seria feita em outra ocasião.


Novo presidente da Acie

A Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) fazia a posse de seu novo presidente, o empresário Gilmar Neitzke, que substituiria Nestor Müller.

Na época, Neitzke era diretor da indústria de móveis Conforflex e atuava no ramo moveleiro desde 1987. Graduado em administração, com ênfase em comércio exterior, já tinha participado da Acie em outras gestões, mas era a primeira vez na liderança da entidade. A cerimônia de posse ocorreu no Estrela Palace.

A diretoria da Acie também contemplava Orlei dos Santos, Nestor Müller, Irno Delai, Henrique Purper, Idimir Baldissera, Alberto Wagner, Marga Leonor Saorin e Silvia Maya.

Há 50 anos…
Estrela na liderança

O Estrela Futebol Clube estava na liderança da chave dois do campeonato estadual de futebol profissional. Na época, o time estrelense estava à frente do Guarani de Venâncio Aires, do Lajeadense, do Guarani de Garibaldi e do antigo time de Muçum, Fortes de Livres. Estrela jogava na época com Tuli, Rugart, Adroaldo, Passarinho, Coimbra, Salábico, Preguinho, Cirilo, Tiquinho e Germano.

Hoje é

  • Início do Outono
  • Dia Internacional da Felicidade
  • Dia Mundial da Saúde Bucal
  • Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude
  • Dia Mundial sem Carne
  • Dia da Língua Francesa
  • Dia do Contador de Histórias

Santo do dia: Santo Ambrósio de Sena

Acompanhe
nossas
redes sociais