Há 20 anos, polêmica na escolha da Corte de Capitão

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, polêmica na escolha da Corte de Capitão

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cerca de duas mil pessoas participavam do baile de escolha da nova corte de soberanas do município, no ginásio da Escola Construindo o Saber, em Capitão. Eram quase 20 candidatas e, como rainha, foi eleita Sandra Giovanella, da comunidade de Linha Marinheira.

A primeira princesa era Francieli Rosenbach e a segunda princesa era Carine Steffens. Como miss simpatia, foi escolhida Grasieli Rosenbach, irmã gêmea da primeira princesa.

FOTOS: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Na época, o resultado gerou polêmica. Um abaixo-assinado com mais de 700 assinaturas foi feito para uma revisão da escolha, sob o argumento de que uma das juradas tinha afinidade com a vencedora e, portanto, não havia sido imparcial.

Na ocasião, o corpo de jurados era composto pela rainha de 2003, Andreia Werner, pelo representante do governo estadual, Adroaldo Conzatti, pelo presidente da Amvat, Jatir Radaelli, presidente da Avat, Rafael Fontana, e a representante municipal do Garota Verão de 2004, Alessandra Hendler.

No fim, foi de fato anulado o resultado do concurso e foi definido que uma nova escolha seria feita em outra ocasião.


Novo presidente da Acie

A Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) fazia a posse de seu novo presidente, o empresário Gilmar Neitzke, que substituiria Nestor Müller.

Na época, Neitzke era diretor da indústria de móveis Conforflex e atuava no ramo moveleiro desde 1987. Graduado em administração, com ênfase em comércio exterior, já tinha participado da Acie em outras gestões, mas era a primeira vez na liderança da entidade. A cerimônia de posse ocorreu no Estrela Palace.

A diretoria da Acie também contemplava Orlei dos Santos, Nestor Müller, Irno Delai, Henrique Purper, Idimir Baldissera, Alberto Wagner, Marga Leonor Saorin e Silvia Maya.

Há 50 anos…
Estrela na liderança

O Estrela Futebol Clube estava na liderança da chave dois do campeonato estadual de futebol profissional. Na época, o time estrelense estava à frente do Guarani de Venâncio Aires, do Lajeadense, do Guarani de Garibaldi e do antigo time de Muçum, Fortes de Livres. Estrela jogava na época com Tuli, Rugart, Adroaldo, Passarinho, Coimbra, Salábico, Preguinho, Cirilo, Tiquinho e Germano.

Hoje é

  • Início do Outono
  • Dia Internacional da Felicidade
  • Dia Mundial da Saúde Bucal
  • Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude
  • Dia Mundial sem Carne
  • Dia da Língua Francesa
  • Dia do Contador de Histórias

Santo do dia: Santo Ambrósio de Sena

Acompanhe
nossas
redes sociais