Destino que parece um pedaço da Itália

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Destino que parece um pedaço da Itália

Por

Visitar o Bell Elevatto é como conhecer uma antiga vila italiana. A comida, a arquitetura e a geografia em um dos pontos mais altos de Muçum lembram o país de origem dos Bassani, família responsável pelo ponto turístico.

O principal atrativo é o chalé construído nas ruínas de uma estrebaria. Se trata de uma hospedagem rústica com decoração simples e aconchegante formada por objetos do passado. Na altitude de 520 metros, o hóspede tem visão panorâmica do rio Taquari e de cidades da serra.

Com gastronomia típica, casas centenárias preservadas e um chalé a 520 metros de altitude, Bell Elevatto abriu as portas para os turistas na Linha 13 de Maio

A pousada preza pelo sossego e contato genuíno com a natureza. A diária custa cerca de R$ 250 com direito à café da manhã.

Na propriedade da família Bassani são encontradas duas casas centenárias. A primeira delas, com cerca de 150 anos, foi residência da família, depósito e até salão de festas. Hoje abriga um museu cheio de documentos, ferramentas e máquinas usadas décadas atrás.

Pintado com um azul chamativo, a segunda residência possui cerca de 120 anos. No primeiro piso foi preservado o balcão e as prateleiras da antiga mercearia da família. Até um telefone de linha foi instalado no local.

Vários quartos com camas, berços e armários antigos são encontrados no segundo piso. Eles não são usados como dormitórios, apenas servem para o visitante sentir como eram as residências do início do século 20.

O interesse em abrir a propriedade para visitação surgiu quando os irmãos Bassani resolveram reformar o porão da casa principal e transformá-lo num espaço de convivência familiar. O boom do turismo regional ocorreu na mesma época, fazendo com que a família criasse um café colonial para receber os visitantes.

O espaço conta com fogão campeiro onde é preparo o café e o leite. Todos os pratos são típicos da culinária italiana e produzidos com alimentos da agricultura familiar. O atendimento ocorre sob agendamento para grupos de, no mínimo, 10 pessoas.

Do dialeto italiano, Bell Elevatto significa “elevação bela”. O nome exemplifica o que se encontra no ponto turístico de Muçum. Natureza, boa comida e a hospitalidade dos moradores do Vale do Taquari.

Mais informações sobre o destino podem ser obtidas na página oficial do Instagram @bellelevatto ou no WhatsApp 54 9988-6662.


As delícias com peixe

Pastel, bolinho frito, lasanha e ensopado. Todas essas iguarias receberam o sabor dos pescados em mais uma edição do tradicional Jantar do Peixe de Bom Retiro do Sul. Sucesso de público, o evento lotou o CTG Querência da Amizade na sexta-feira.

Devido a previsão de chuva, a programação de sábado será transferida para nova data. Desta forma, ainda resta ser realizada a feira de artesanato, feira gastronômica, apresentações artísticas e shows diversos.

A programação tem como intuito incentivar a produção de peixes no município conhecido como Pesqueiro do Vale. Tem patrocínio do Banrisul e apoio da prefeitura de Bom Retiro do Sul. A realização é do CTG Querência da Amizade, Emater e APSAT.

Trilha do Fritz

Caminho ecológico entre o Parque da Lagoa e Escadaria de Estrela, a Trilha do Fritz foi inaugurada oficialmente no domingo, 17. O 365 vezes no Vale passou por lá e produziu um vídeo exclusivo sobre o novo atrativo turístico da cidade. Assista AQUI.

Acompanhe
nossas
redes sociais