“Queremos gerar impacto cultural na região”, diz reitora da Univates

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

“Queremos gerar impacto cultural na região”, diz reitora da Univates

Teatro completa dez anos com intensa e variada programação

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Março de 2024 às 16:33

“Queremos gerar impacto cultural na região”, diz reitora da Univates
Foto: Pedro Rodrigues
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma programação diversificada para este ano em que o Centro Cultural da Universidade do Vale do Taquari (Univates) completa dez anos. Pelo menos, dez shows de diferentes gêneros e estilos artísticos já estão programados para ocorrer no teatro ao longo do ano.

Entre as atrações confirmadas, os humoristas Maurício Meirelles, Bruna Louise e Cris Pereira, além do cantor Armandinho, cuja apresentação ocorre especialmente em comemoração ao aniversário de 10 anos do Centro Cultural da instituição. O centro envolve a biblioteca, local fundamental dentro de uma instituição de ensino onde se concentram os resultados dos trabalhos e pesquisas de muitas pessoas e o teatro.

A primeira atividade em comemoração aos 10 anos do centro é a exposição alusiva ao Dia da Mulher em cartaz – “10 Anos – Nosso Palco, Delas“.

Evania Schneider, Reitora da Univates, destaca que a visão da instituição é ser uma universidade de impacto social, cultural, tecnológico, econômico e ambiental. “Queremos gerar impacto cultural na nossa região do Vale do Taquari. A construção do teatro é um pouco para materializar tanto a questão do cultural como a importância do conhecimento, da formação. O teatro é palco de momentos de felicidade, momentos de realização e satisfação como, por exemplo, as formaturas”.

Teatro Univates

Em 2022, foram realizados 20 espetáculos. Em 2023, 27 e neste ano, a meta são 40 espetáculos diferentes. “Algo que antes era preciso buscar na capital, hoje temos em nossa região”, ressalta Mariana Betti, supervisora estratégica.

Os eventos realizados no teatro são pagos e recursos usados para sustentar todo o custo e toda estrutura, além de projetos voltados para o acesso da comunidade. Outros grandes projetos fazem parte da instituição, destaque para a Orquestra Gustavo Adolfo Univates e Vocal Univates, profissionais da instituição e comunidade levando a música, uma característica forte da cultura da região.

“A Univates é uma instituição aberta e a comunidade fazendo parte da instituição nos torna muito mais verdadeiramente comunitários”, frisa Evania.

Eventos no Teatro

De acordo com Mariana, responsável pela área cultural, o teatro trabalha com parceiros produtores culturais de todo o Brasil e faz negociação para trazer o espetáculo para a região, porém, o espaço está aberto para locação de empresas dos mais diversos segmentos, entidades, dentre outros.

“Uma novidade para este ano é um espaço junto à biblioteca para organizações que queiram fazer seus eventos de negócios”.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais