Pagamento à terceirizada atrasa e alunos ficam sem merenda

ESCOLA EM LAJEADO

Pagamento à terceirizada atrasa e alunos ficam sem merenda

Remuneração do mês não teria sido paga aos profissionais das áreas da limpeza e alimentação. Coordenadoria de Educação informa que situação será normalizada até esta quarta-feira, 20. Falta de professores também afeta escolas da região

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Atualizado segunda-feira,
01 de Março de 2024 às 08:28

Pagamento à terceirizada atrasa e alunos ficam sem merenda
Um dos casos de atraso no pagamento foi registrado na EEEF Moisés Cândido Veloso (Foto: Bianca Mallmann).
Lajeado
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Funcionários terceirizados que trabalham nas escolas da rede estadual estão com o salário atrasado. O problema atinge colaboradores que atuam nas áreas da limpeza e alimentação.

Na segunda-feira, 18, pais de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moisés Cândido Veloso, localizada no bairro Hidráulica, em Lajeado, receberam um aviso da direção. A mensagem dizia que “nossas funcionárias estão com o salário atrasado, o que compromete a realização do serviço. Coletivamente com funcionárias de outras escolas, decidiram que, enquanto não houver o pagamento integral dos salários, não comparecerão ao trabalho”, diz o texto.

A escola ainda solicitou que cada aluno trouxesse na terça-feira, 19, lanche de casa pois “no momento não podemos garantir a oferta do mesmo, pela escola”.

Outro problema relacionado à rede estadual de educação é a falta de professores. Um dos exemplos é na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, também em Lajeado, onde as aulas estão comprometidas. A situação atinge principalmente as aulas do ensino médio, o que gera a preocupação dos estudantes.

Resposta da Coordenadoria

A reportagem entrou em contato com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Em resposta, a coordenadora Cássia Benini informa que, referente à falta de professores, ocorreram dispensas e exonerações. Os setores de gestão de pessoas da CRE e da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) “trabalham para suprir estas necessidades o mais breve possível”, diz Cássia.

Já sobre o atraso nos pagamentos dos funcionários da limpeza e alimentação, ela explica que o contrato é feito entre SEDUC e empresa terceirizada. “Logo que tivemos informação dos fatos, notificamos a Secretaria. Houve problema na documentação, mas as empresas se comprometeram a saldar os valores até esta quarta-feira, dia 20”, informa a coordenadora da 3ª CRE.

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