INSS inicia atendimentos presenciais em nova sede

previdência social

INSS inicia atendimentos presenciais em nova sede

Prédio fica localizado na rua Júlio May. Ato oficial de inauguração deve ocorrer na próxima semana

Por

INSS inicia atendimentos presenciais em nova sede
Novo prédio do INSS Lajeado fica na rua Júlio May, no Centro. (Foto: Bianca Mallmann)

O primeiro dia de atendimento do INSS Lajeado na sua nova sede foi de intensa movimentação. A unidade do Instituto Nacional de Serviço Social foi transferida para a rua Júlio May e os atendimentos presenciais começaram nesta segunda-feira, 18. A mudança de endereço é resultado de uma permuta de imóveis entre prefeitura de Lajeado, Hospital Bruno Born (HBB) e o INSS.

Todos os serviços que eram prestados na antiga sede foram retomados, como a perícia médica e os atendimentos administrativos. Os serviços presenciais da unidade ficaram suspensos por quase um mês. Em 19 de fevereiro começou o trabalho de mudança de sede para o novo endereço. Com isso, os segurados precisaram procurar as agências da previdência social de outros municípios, como em Teutônia ou Encantado, caso necessitassem usar uma agência física.

“Foi demorado esse processo, causou transtornos para a comunidade. Mas foi necessário para garantir a segurança de todos durante a mudança de sede” diz o gerente da agência de Lajeado, José Luiz Bozetti.

Um ato oficial de inauguração da nova sede ainda deve ser agendado. A data ainda não está confirmada, mas deve ser até a próxima semana.

Exemplo nacional

O modelo de parceria e construção da agência de Lajeado foi apresentado como exemplo nacional por representantes do INSS durante a Assembleia de Verão da Famurs, que ocorreu em fevereiro no litoral gaúcho.

O modelo de construção recebeu destaque. Antes o instituto fazia edifícios de concreto e tijolo, em prédios retangulares. Para a nova agência de Lajeado, os arquitetos e projetistas sugeriram um plano piloto diferente, de forma a aproveitar e adaptar às características locais na construção.

A permuta

Há quase meio século, a agência do INSS em Lajeado funcionava em prédio ao lado do Hospital Bruno Born. Contudo, com o passar dos anos, parte da estrutura se tornou ociosa, o que despertou interesse da casa de saúde em incorporar a área para ampliação dos serviços médicos e ambulatoriais.

As negociações iniciaram em 2021 e a permuta foi fechada no ano passado, quando o município confirmou a destinação do terreno na Júlio May para o órgão federal. A obra da nova sede do INSS foi executada pelo HBB. E o hospital vai incorporar o prédio da antiga sede do instituto.

“Novo hospital”

Com a conclusão da mudança, o HBB usará o espaço da antiga sede do Instituto para expandir o hospital. No primeiro momento, o bloco B — parte dos fundos — será usado para farmácias, almoxarifado e recebimento de mercadorias. Na parte da frente, serão instalados nove consultórios do SUS.

Conforme o diretor-executivo do HBB, Cristiano Dickel, o projeto para o futuro é a demolição do prédio e a construção de um novo hospital. “Isso depende de muitos recursos e demanda. É uma proposta para daqui a 20, 30 anos”, explica.

A ideia seria usar toda a rua Saldanha Marinho, e não somente a esquina do INSS. Para isso, será necessário negociar novas áreas. Na via, Dickel cita a possibilidade de construir um centro de acesso para todos os prédios do HBB.


A agência do INSS Lajeado atende das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. O agendamento para os atendimentos deve ser feito via telefone 135 ou pelo aplicativo do “Meu INSS”.

Acompanhe
nossas
redes sociais