Há 20 anos, Gincana de Travesseiro

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Gincana de Travesseiro

Por

A Gincana Cultural de Integração de Travesseiro tinha sua segunda edição, com quatro equipes participantes e cerca de 250 jovens. Um dos destaques foi a coleta de fotos, documentos, livros e objetos antigos para iniciar a formação de um museu municipal. Um desfile também mostrou a história da cidade.

No fim, a vencedora da gincana foi a equipe Jucatra, com 42 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, a equipe Pânico. Em terceiro, ficaram os Maragatos e em último o grupo Esquadrão.

Alunos e professores da Escola Princesa Isabel, de Arroio do Meio, reivindicavam uma área de lazer para o bairro Rui Barbosa, em frente à escola. De fato, hoje, existe um espaço arborizado e uma quadra esportiva. (Foo: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Depois dos resultados, a Banda Municipal se apresentou pela primeira vez. Um almoço também foi servido para mais de 600 pessoas na sede do Clube Esportivo Travesseirense.

Disputa pela radioterapia

Os hospitais Bruno Born, de Lajeado, e Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, tinham centros de radioterapia, mas somente um poderia ser credenciado pelo SUS. A legislação previa que o serviço fosse oferecido em macrorregiões de 500 mil habitantes, então somente uma das instituições seria contemplada.

O HBB pretendia formar uma comissão pró-credenciamento, já que, na época, cerca de 180 pacientes com câncer saíam do Vale do Taquari para fazer radioterapia em Porto Alegre. Hoje, o HBB tem convênio com o SUS nas áreas de radioterapia e quimioterapia.

Enquanto isso (1974)

Crise do Petróleo – A crise chegava perto do fim depois de cinco meses de embargo contra os Estados Unidos, Europa e Japão. Na época, a maioria dos membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) concordava em congelar o valor do barril de petróleo, que tinha aumentado vertiginosamente e ficado escasso no mercado ocidental. A medida, implementada em outubro de 1973, era uma retaliação ao apoio do Ocidente a Israel na Guerra de Yom Kippur, em detrimento dos países árabes.

Enquanto isso (2004)…

Descoberta de um novo astro – Uma equipe de astrônomos anunciava a descoberta de um novo planeta anão, semelhante ao tamanho de Plutão, que foi chamado de Sedna. Até então, aquele era o objeto mais distante já visto girando em torno do Sol. Na época, discutiam se aquele se caracterizaria como um novo planeta, mas, assim como Plutão (que é menor que a Lua), era pequeno demais para essa definição. Sedna também era o objeto mais avermelhado depois de Marte. O astro ficava duas vezes mais longe do Sol que Plutão, que já era o planetóide mais longínquo da estrela, e levava cerca de 10,5 mil anos para fazer uma volta ao redor do Sol.

 

 

Hoje é

  • Dia do Carpinteiro
  • Dia do Artesão
  • Dia do Marceneiro

Santo do dia: São Cirilo de Jerusalém

Acompanhe
nossas
redes sociais