Cooperativa quer beneficiar até 400 dúzias de ovos por semana

VENÂNCIO AIRES

Cooperativa quer beneficiar até 400 dúzias de ovos por semana

Três produtores associados fornecerão o material que será processado no Acesso Leopoldina

Por

Atualizado segunda-feira,
18 de Março de 2024 às 13:59

Cooperativa quer beneficiar até 400 dúzias de ovos por semana
Foto: Cristiano Wildner
Venâncio Aires

Está previsto para ser inaugurado em abril o empreendimento mais recente da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova). Trata-se de um entreposto de ovos e a intenção é conseguir beneficiar, de forma inicial, até 400 dúzias por semana. Além de fornecer a produção para a alimentação escolar e para o Programa de Aquisição de Alimentos, o objetivo é também passar a ter a marca própria da entidade junto das gôndolas dos supermercados locais.  

Conforme a presidente da Cooprova, Mônica Moraes, diz que o entreposto de ovos está nos planos da entidade há pelo menos dois anos. O estabelecimento é destinado ao recebimento, classificação, acondicionamento, identificação e distribuição de ovos em natureza, dispondo ou não de instalações para sua industrialização. O prédio está instalado junto ao Acesso Dona Leopoldina, principal via de ingresso para a cidade de Venâncio Aires.  

O entreposto de ovos estava projetado para ser inaugurado em março, mas questões sanitárias atrasaram o projeto. Pelo menos três produtores associados serão os fornecedores iniciais. Para ter o projeto autorizado para entrar em funcionamento, os próprios produtores tiveram que adequar ainda suas propriedades.  

Segundo também a presidente, o entreposto de ovos vai permitir que a Cooprova leve o nome da cooperativa e de Venâncio Aires para outros locais. É interesse da cooperativa em ampliar o fornecimento de alimentos para a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) e ao 7º Batalhão de Infantaria Blindada (7º BIB) de Santa Cruz do Sul.  

A Cooprova foi constituída em janeiro de 2008. Além disso, são objetivos da entidade o estímulo educacional e associativismo rural, além de promover o desenvolvimento da agricultura naturalista, agroecológica, orgânica e biodinâmica.  Atualmente, a Cooprova tem mais de 200 produtores do interior do município associados. 

Acompanhe
nossas
redes sociais