Os bastidores da visita de Lula

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Os bastidores da visita de Lula

Por

Atualizado sábado,
16 de Março de 2024 às 06:57

A vinda do presidente Lula à cidade de Lajeado, no Vale do Taquari, foi cercada de muita expectativa e anúncios sem muitas novidades. Foi marcante para seus seguidores e apoiadores e histórica para a região. Acompanhado pelo vice-presidente, algo raro fora de Brasília, a comitiva liderada por Lula reuniu uma gama de autoridades, incluindo ministros, deputados, governadores e prefeitos, lotando o Teatro da Univates. Lula, visivelmente fatigado, apresentou-se com voz cansada e fez discurso mais breves do que o habitual, refletindo o desgaste de uma agenda extenuante. Nos bastidores, um robusto esquema de segurança foi montado, tanto no entorno quanto dentro da Univates, com assessores trabalhando arduamente para garantir o sucesso do evento.

Foto: Fabiano Conte

Alimentos e bebidas foram providenciados especialmente para a comitiva, incluindo ministros que não tiveram tempo para almoçar em Porto Alegre. Apesar do cansaço evidente, a visita de Lula transcorreu sem imprevistos, seguindo o planejado em termos de cerimônia, embora carregada de significado político mais do que anúncios substanciais. Este foi o capítulo histórico da passagem do presidente Lula por Lajeado, marcando o dia 15 como uma data emblemática na memória da cidade.

 

 

Tapa de luva

Durante o evento, o governador Eduardo Leite foi recebido com vaias ao ser anunciado para subir ao palco e novamente durante seu discurso. O governador, contudo, não se deixou abalar e respondeu aos manifestantes, muitos ligados a partidos de esquerda e adversários políticos, com um discurso que visava unir o país. Em suas palavras, Leite destacou que, em um momento delicado como o enfrentado durante a pandemia, fazendo referência a ex-presidente Bolsonaro, foi feita uma divisão no Brasil e não gostaria de isto voltasse a acontecer no país. O governador foi aplaudido por suas declarações, inclusive pelo presidente Lula, que destacou a importância de um discurso que busca a união em tempos de polarização política.

Desnecessário

Prefeito de Lajeado Marcelo Caumo enfrentou uma recepção hostil durante o evento na Univates, com vaias sendo direcionadas a ele. Sua reação foi rápida ao terminar a solenidade e sair sem dar explicação. Foi uma tensão desnecessária entre os presentes.

Os mais longos

O Ministro da Integração Valdez Góes proferiu o discurso mais longo da cerimônia, 18 minutos. Paulo Pimenta usou 10 minutos e Jader Filho menos de 3 minutos. A brevidade também marcou a participação do Vice-Presidente da República e do Presidente Lula, que falaram por menos de 1 minuto e menos de 7 minutos, respectivamente.

Ato falho

Durante seu discurso a representante dos moradores atingidos pela enchente Raquel Schmitt cometeu um ato falho. Quando citou a presença da primeira-dama Janja à região disse “ela se corrompeu” ao invés de “se comprometeu”.

Presença

Lu Alckminn, esposa do vice-presidente Geraldo Alckminn acompanhou a comitiva ao Vale. Foi discreta e não apareceu em público.

Registro

Algumas lideranças do PT da região conseguiram acessar o palco e tirar foto com o presidente Lula. Entre eles o ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Arroio do Meio Paulo Grassi.

Acompanhe
nossas
redes sociais