Festa à Fantasia espera mais de 5 mil pessoas e movimenta região

Cultura

Festa à Fantasia espera mais de 5 mil pessoas e movimenta região

Tradicional evento que marca a cidade de Lajeado ocorre neste sábado, 16, no Parque do Imigrante. Festividade também movimenta comércio e lota hotéis

Por

Festa à Fantasia espera mais de 5 mil pessoas e movimenta região
Festa atrai pessoas do Vale, estado e país, no Parque do Imigrante. (Foto: OXGNSTUDIO/DIVULGAÇÃO)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O que era para ser apenas uma festa entre amigos na década de 90, se tornou, hoje, a maior Festa à Fantasia do Sul do Brasil. Neste sábado, 16, o Parque do Imigrante recebe mais uma edição do evento, que aguarda mais de 5 mil pessoas do Vale, do estado e do país, em 31 anos de festividades.

Cerca de R$ 2 milhões foram investidos na Festa à Fantasia deste ano, com três shows nacionais confirmados. Sobem ao palco, Jota Quest, que comemora 25 anos de trajetória, Dubdogz e Dennis Dj, além das atrações locais, Only Math e Pablito DJ.

Um dos organizadores do evento, Cássio Bonfandini, diz que a 31ª edição foi toda reformulada. “Teremos mais espaços, inclusive, Arena 16 anos+. Os jovens a partir de 16 anos podem frequentar a festa desde que tenham autorização dos pais via registro em cartório. Tudo legalizado dentro das normas do Ministério Público”. Além disso, terão os espaços Open Bar, Open Food e Arena Open Bar.

 

Com a grande movimentação de pessoas no Parque do Imigrante, as ruas do entorno serão parcialmente bloqueadas durante o evento. Mais de 600 pessoas trabalham na montagem e operação da festa.

A 31ª edição do evento estava programada para 16 de setembro, e foi adiada devido à tragédia provocada pelas enchentes de 2023.

Hotéis lotados

Já é histórico que participantes vêm do Rio de Janeiro, São Paulo, e outras cidades mais distantes do Vale do Taquari para o evento. No fim de semana em que a festa ocorre, a cidade percebe o movimento e os setores de hospedagem lotam acomodações.

Nos principais hotéis da cidade, a lotação é máxima. No Tri Hotel Executive, no São Cristóvão, por exemplo, os 73 quartos estão ocupados no fim de semana e 60 dos check-ins serão feitos no próprio dia da festa.

No Hotel Vallér, no Montanha, a gerência projeta 100% de ocupação dos quartos neste sábado, com cerca de 300 pessoas hospedadas nos 183 quartos. Entre os hóspedes, também estão pessoas ligadas à produção da festa e dos artistas que se apresentam na noite, como a equipe do Jota Quest.

Os 67 quartos do Hotel Zallon, no Americano, também estão lotados para a data e no Hotel Recanto, no Universitário, a lotação também se deve a outros eventos, como formaturas, casamentos ou compromissos de trabalho. Neste fim de semana, os restaurantes também se preparam, assim como as lojas de fantasias.

31 anos de histórias

Na primeira edição da Festa à Fantasia, em 1991, o evento era organizado por alguns amigos, na Acil. A festa ganhou até mais repercussão do que o esperado, com cerca de 250 pessoas. Os ingressos eram cobrados apenas para pagar os custos do evento. Só mais tarde virou um negócio.

Embora a essência do evento permaneça a mesma, muita coisa mudou. Em 31 anos, o interesse musical passou a ser outro, e exigiu da produção, uma atualização permanente. A comunicação da festa, que antes era feita de porta em porta e com panfletos na rua, agora é pelas redes sociais.

Além de importantes artistas nacionais, ao longo dos anos, algumas personalidades também vieram ao município para curtir a festa. Entre elas, Sabrina Sato, Miriam Martin, do Zorra Total, Babi Rossi, Juliana Knust, da Globo, Rodrigo Scarpa, Wellington Muniz e muitos ex-BBB’s.

Da brincadeira à consolidação

  • 1991
    Em 20 de abril, ocorreu a primeira edição da festa, com um público de 250 pessoas;
  • 1992
    Daniel Kappler e Giuliano Orlandini, conhecido como Tio Ju, eram organizadores e, na segunda edição, a festa reuniu 1300 pessoas;
  • 1993
    Adair Régis Ruppenthal foi o dj das primeiras três ou quatro edições. Mesmo no início, os organizadores pagavam bons cachês para os artistas que se apresentavam;
  • 1994
    Naquele ano, a festa começou a contar com artistas estaduais. O Rock Gaúcho estava em alta, e participaram cantores como Maria do Relento, Papas da Língua, Black Master e Armandinho;
  • Anos 2000
    A partir dos anos 2000, a organização começou a trazer nomes mais expressivos, como Inimigos da HP, Lexa, Kevinho e vários DJs do cenário nacional;
  • 2002 até 2006
    Até então, o evento havia sido organizado na Acil, Danceteria Aquarius, Clube 7 de Setembro e Ginásio Prof Nelson Brancher. A primeira edição no Parque do Imigrante foi em 2002;
  • 2007 até 2017
    O evento passou a ser organizado no Clube Tiro e Caça (CTC), até voltar ao Parque do Imigrante em 2018;
  • 2020 e 2021
    Não houve evento por conta da pandemia;
  • 2023
    Não houve evento pelas cheias do Rio Taquari;
  • 2024
    Festa aguarda mais de 5 mil pessoas, com atrações como Jota Quest, Dennis DJ e Dubdogz.

Acompanhe
nossas
redes sociais