Convênio viabiliza recuperação de solo

ENCANTADO

Convênio viabiliza recuperação de solo

Estão habilitados a participar 48 agricultores familiares em uma área aproximadamente 180 hectares

Por

Convênio viabiliza recuperação de solo
Objeto do convênio é a contratação de horas-máquina e aquisição de calcário. (Foto: divulgação)
Encantado

A administração municipal de Encantado por meio da Secretaria da Agricultura recebeu a autorização do convênio entre a SDR e a prefeitura para execução do Programa de Recuperação de Solos.

O programa trata da recuperação da fertilidade das lavouras que tiveram perdas decorrentes dos eventos climáticos de chuvas intensas e alagamentos, ocorridos entre os dias 2 e 6 de setembro de 2023, visando recuperar sua capacidade produtiva.

O objeto do convênio é a contratação de horas-máquina e aquisição de calcário, adubos, bioinsumos e sementes de plantas de cobertura para recuperação da camada arável.

Em Encantado estão habilitados a participar 48 agricultores familiares em uma área aproximadamente 180 hectares, em que se estima investir R$ 1.114.390,77. Conforme, o benefício estará limitado a uma área de até 5 hectares e ao valor de R$ 30.637,25 por agricultor.

Além da aquisição de serviços e insumos o programa visa incentivar a recomposição de áreas de matas ciliares que colaborem para evitar prejuízo em eventos futuros de semelhante característica, contribuir para elevar e recompor a produtividade das áreas degradadas e colaborar para a melhoria da renda obtida pelos agricultores familiares atingidos.

A vigência do Convênio entre a SDR e prefeitura de Encantado é de 120 dias e os agricultores beneficiados deverão responsabilizar-se pela aplicação dos insumos conforme termo de Adesão do Agricultor, seguindo as recomendações técnicas da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar).

Acompanhe
nossas
redes sociais