Aluno da Univates representa o Brasil em competição de empreendedorismo

ENTREVISTA | Pra Você

Aluno da Univates representa o Brasil em competição de empreendedorismo

Natã de Vargas se classificou na Cidade do México, em 7 de março

Por

Atualizado sábado,
16 de Março de 2024 às 15:52

Aluno da Univates representa o Brasil em competição de empreendedorismo
Natã Eduardo Ourives de Vargas, acadêmico do curso de engenharia de controle e automação da Univates e fundador da LimbX, (Foto: Rodrigo Gallas)

Acadêmico do curso de engenharia de controle e automação da Univates e fundador da LimbX, Natã Eduardo Ourives de Vargas representará o Brasil na etapa internacional do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA). Ele se classificou em 7 de março, na Cidade do México, ao disputar a etapa regional (América Latina e Caribe). Na etapa nacional, no dia 16 de fevereiro, na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo, ficou em primeiro.

A LimbX é uma startup de Santa Cruz do Sul especializada na fabricação de soluções personalizadas e inovadoras para pessoas que perderam membros superiores. A empresa desenvolve protótipos de próteses mioelétricas e biônicas que podem ser controladas pelo sinal elétrico da contração muscular dos usuários. O objetivo das próteses é devolver a independência e a autoestima aos amputados, permitindo que eles voltem a realizar suas atividades diárias sem dificuldades.

Vargas enumera as razões pelas quais acredita que sua startup se destacou na competição, conquistando o primeiro lugar entre as três empresas vencedoras e garantindo uma quantia de R$ 15 mil. “Nossa missão de tornar as próteses acessíveis e funcionais toca diretamente em um problema social crítico, mostrando um potencial de impacto real. Além disso, desde a fundação da LimbX, em maio de 2023, já conseguimos prototipar e validar nossa solução, iniciar testes com usuários e formar parcerias com instituições de ensino, parques tecnológicos, incubadoras e hospitais renomados. Creio que essa alta velocidade de execução seja bem avaliada”, pontua.

Saiba mais sobre o GSEA

O GSEA é a maior competição de empreendedorismo universitário do mundo. Para participar, é necessário ser dono de um negócio inovador, ter menos de 30 anos e estar frequentando o ensino superior (graduação, mestrado, doutorado).

A competição avalia, sobretudo, o empreendedor que está à frente do negócio, considerando sua jornada (história de vida, estratégias, o que construiu, o que pretende construir) e o desempenho da empresa (realizações desde a fundação, faturamento, estratégia de mercado, entre outros aspectos).

A competição acontece simultaneamente em vários países. No Brasil, ela começa pela etapa estadual e avança pela nacional. Na etapa global, os finalistas participam de um programa de televisão norte-americano sobre empreendedorismo transmitido pela Disney+ e concorrem a um prêmio de 50 mil dólares.

Ouça a entrevista na íntegra

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais