Vinda de Lula relembra passagem de ex-presidentes pela região

política e cidadania

Vinda de Lula relembra passagem de ex-presidentes pela região

Atual chefe do Executivo, Luís Inácio Lula da Silva volta à cidade depois de 26 anos. Antes dele, outras figuras políticas como Jango, Geisel e Collor de Mello visitaram o Vale

Por

Vinda de Lula relembra passagem de ex-presidentes pela região
Geisel tinha fortes ligações com o Vale e, em uma das passagens, cortou o cabelo na barbearia de Arnildo Eckert (no quadro), que mantinha o estabelecimento na Júlio de Castilhos. (Foto: BIBIANA FALEIRO)
Vale do Taquari

A vinda do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Vale do Taquari é histórica. Apesar de outros representantes da República terem passagens pela região no século passado, esta é a primeira vez que um presidente em exercício do regime democrático visita a cidade. Lula chega a Lajeado nesta sexta-feira, 15, para cumprir agendas e fazer anúncios, em especial, aos atingidos pelas enchentes de 2023.

Mas esta não é a primeira vez que o presidente vem à cidade. Lula esteve em Lajeado em 1998, durante a campanha para as eleições gerais daquele ano. Lula era o candidato do PT a presidente e estava acompanhado do então candidato a vice-presidente, Leonel Brizola (PDT), e do então candidato a governador do RS, Olívio Dutra (PT).

Em solo lajeadense, o líder máximo da esquerda nacional concedeu entrevista coletiva no shopping, fez carreata e comício no centro, e foi recepcionado por diversas figuras públicas da região. Entre eles, o ex-deputado federal Ênio Bacci, e os ex-deputados estaduais Heron de Oliveira e Luís Fernando Schmidt.

O vice-presidente Geraldo Alckmin deve integrar a comitiva do presidente Lula e sete ministros em Lajeado. O vice-presidente já veio ao Vale logo após a tragédia da cheia do Rio Taquari em setembro do ano passado, com passagem por Lajeado, Roca Sales e Muçum.

Geisel na barbearia

Muito antes disso, no entanto, ainda no século passado, outras figuras políticas importantes para a história do país estiveram no Vale do Taquari e a comunidade ainda guarda recordações. Ernesto Geisel foi um deles. Dividindo opiniões entre o povo, o ex-presidente esteve à frente do país entre 1974 e 1979, durante o regime militar (1964-1985).

Geisel tem fortes ligações com a região. Nasceu em Bento Gonçalves, mas foi batizado em uma igreja no interior de Westfália. Passou parte da infância em Estrela e, mais tarde, se casou com uma estrelense. Com a família da esposa no Vale, não faltavam oportunidades para que o presidente se deslocasse até o interior do estado, seja a passeio ou a trabalho.

Nessas idas e vindas, em um dia de 1977, o carro presidencial parou em frente a uma barbearia na Júlio de Castilhos, em Lajeado, ao lado do Hotel Dahlem. No local onde trabalhava um dos pioneiros no ramo, Arnildo Eckart, que recebeu com surpresa o novo cliente que vinha cortar o cabelo no lugar.

Uma foto foi tirada por um fotógrafo que trabalhava na esquina e foi chamado especialmente para registrar o momento. “O vô levava essa foto com ele, como uma medalha”, recorda o neto de Arnildo, Asafe Schwingel. O retrato, hoje, serve de recordação da vinda do político, e também das histórias de Seu Arnildo, que faleceu em 2021.

Quem toca a barbearia hoje é Asafe ao lado do pai, David Schwingel, com novo nome, Labaia, e endereço, na Rua Capitão Leopoldo Heineck. Mesmo assim, as memórias de Seu Arnildo continuam nas paredes do estabelecimento, assim como a fotografia com o ex-presidente Geisel.

Aquele momento histórico para a barbearia se tornou o assunto do lugar. Das histórias que o sogro contava, David diz que Geisel foi cortar o cabelo com ele pelo menos mais outras duas vezes. “Nesta da foto, houve um rebuliço na cidade. A comunidade ficou sabendo que ele viria. Chegou com o carro oficial, preto com as bandeirinhas do Brasil”.

Collor de Mello pousa em Lajeado

Alguns anos depois da vinda de Geisel, Fernando Collor de Mello, então governador de Alagoas e candidato pelo Partido da Renovação Nacional (PRN), esteve em Lajeado durante a campanha para as eleições de 1989. Moradora da cidade, a professora aposentada Karin Collischonn lembra da passagem do político.

“Eu fui, com nosso caçula, ver quando veio o Collor. Ele desceu de helicóptero ali no valão e chegou até a praça, na esquina da Casa de Cultura”. Karin lembra que havia uma grande turma esperando pelo candidato que seria eleito naquele ano, e Collor fez um pequeno discurso. Ela ainda recorda: “Tinha um pequeno grupo de petistas na esquina da casa das Irmãs Jaeger que ficaram protestando”. Lula era candidato pelo partido naquela eleição.

Saudações a Jango

Segundo o pesquisador José Alfredo Schierholt, João Goulart, o Jango, em 20 de abril de 1958, também veio ao Vale, então como vice-presidente da República, para inaugurar a Carta-Testamento de Getúlio Vargas na Praça Gaspar Martins, em Lajeado. Jango foi saudado por Virgílio Lopes, e prosseguiu para a missa de inauguração da nova Igreja Matriz de Santo Inácio de Loyola, na cidade.

Representantes presidenciais que vieram à região

Acompanhe
nossas
redes sociais