Languiru: assembleia, habilitação à China e venda para Seara

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Languiru: assembleia, habilitação à China e venda para Seara

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cooperativa Languiru, em liquidação, reúne seus associados em 26 de março (terça-feira) na sede dos funcionários, em Teutônia. Na pauta a prestação de contas, relatório da auditoria e plano de atividades para 2024. Também será formada comissão para analisar o estatuto e propor uma reformulação. Outro item previsto para a assembleia, será estabelecer o cálculo a ser aplicado na distribuição de sobras e no rateio de perdas, com base nas operações de cada associado.

A expectativa também é por novidades no processo de venda do frigorífico de Poço das Antas à Seara, subsidiária da JBS. O projeto de incentivo fiscal do governo gaúcho deve ir à votação na terça-feira, 19. Líderes locais esperavam que a proposta entrasse na pauta da Assembleia no dia 12, o que não ocorreu.

Em paralelo, a cooperativa estabeleceu parceria para abates de aves no frigorífico de Westfália. Essa operação iniciou em 12 de fevereiro e representa um importante momento no processo de restruturação da Languiru.

Além disso, a planta industrial obteve habilitação para exportar carnes para a China. O país asiático é o principal destino das exportações brasileiras, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, a China importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil. Volume representa US$ 8,2 bilhões.

 

Protagonismo do Vale na Expoagro

A Expoagro Afubra ocorre de 19 a 22 de março em Rio Pardo. Dos 216 empreendimentos da agricultura familiar, são 32 do Vale do Taquari. O espaço já consolidado dispõe de produtos de origem animal, desde queijos, lácteos, mel, entre outro; mas também de origem vegetal, como é o caso de pães, cucas, bolachas, geleias, doces e conservas. As bebidas também são destaque, por conta de licores, sucos, vinhos, espumantes e cachaças. Além desses, estarão à venda artesanatos, plantas e flores. Sobre o perfil dos expositores, dos 216 inscritos para o pavilhão da agricultura familiar, 115 são liderados por mulheres e 50, por jovens. O levantamento dos organizadores, mostra, também, que 40 expositores estarão pela primeira vez na Expoagro Afubra. Do total, 167 são empreendimentos agroindustriais de alimentação e 49 são dedicados a artesanato ou flores e plantas.

Novo prazo ao cadastro de animais

A Declaração Anual de Rebanho em 2024 terá um prazo diferente dos últimos dois anos: vai se iniciar em 15 de abril e terminar em 14 de junho. Ela é obrigatória para todos os produtores rurais e o novo prazo acata solicitação de entidades representativas do setor. Desde o ano passado, a declaração pode ser feita diretamente pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online. Caso prefira, o produtor também pode fazer o preenchimento nos formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online.

Acompanhe
nossas
redes sociais