Há 20 anos, caminhão destruía casa e tombava  em barranco

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, caminhão destruía casa e tombava em barranco

Por

O veículo descia a RS-423, no sentido Progresso-Marques de Souza, carregado com cerca de três mil frangos, que seriam levados para a Sadia em Lajeado. Por volta das 4h da madrugada, o caminhão invadiu uma residência de madeira em Linha Tamanduá, Marques de Souza.

O caminhão destruiu a casa e tombou no barranco adiante, de cerca de 10 metros. Um adolescente de 16 anos dormia na casa atingida, mas não se feriu, já que goi protegido por uma viga. Ele morava sozinho e, da própria casa, restaram apenas um pequeno armário e uma televisão.

O motorista do caminhão, que tinha placa de Estrela, era Dorival Steinhofel. Ele foi resgatado das ferragens ainda consciente e alegou ter ficado sem freios no veículo durante a descida. Steinhofel morreu pouco antes de chegar ao hospital de Lajeado.

1ª edição da Forquetinha Expofest

Faz vinte anos que Forquetinha organizou a primeira feira voltada aos potenciais do município. Em 2004, a cidade não tinha sequer dez anos e promovia a Forquetinha Expofest pela primeira vez. Na época, Waldemar Richter era o prefeito municipal (ele foi também o primeiro gestor do município).

Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Na ocasião, foi eleita a primeira rainha do evento, Carla Becker, de 19 anos. A escolha ocorreu junto ao Baile do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, quando seis candidatas participaram do desfile. Junto da rainha, foram escolhida a primeira princesa, Cristina Welder, de 16 anos, e a segunda princesa, Emili Grunwald, de 15 anos.

HÁ 50 ANOS

Reeleição da diretoria da Amvat

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) promovia uma reunião em Estrela com os prefeitos dos 14 municípios que faziam parte da instituição. Na época, faziam parte as cidades de Lajeado, Estrela, Encantado, Taquari, Roca Sales, Bom Retiro do Sul, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Muçum, Pouso Novo, Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Nova Bréscia.

Na reunião, foi apresentado o relatório administrativo de 1973 pelo presidente da associação, o prefeito de Encantado, Evaldo Zilio. Na ocasião, também foi feita a eleição da diretoria para 1974, reelegeu a gestão.

Assim, a Amvat continuaria sob a presidência de Zilio. O vice, José Manoel Ruschel, prefeito de Cruzeiro do Sul, não aceitou a reeleição e Arnesto Dalpian, prefeito de Arroio do Meio, assumiu como vice.

Posse de Geisel

Exatamente 50 anos atrás, no período da Ditadura Militar, Ernesto Geisel era empossado presidente da República Federativa do Brasil, em uma cerimônia em Brasília. Na época, Estrela – e todo o Alto Taquari – estava em êxtase, já que todos os irmãos do militar tinham nascido na cidade. A esposa, Lucy Markus, era inclusive filha de um ex-prefeito estrelense. Esses laços com o Vale motivaram visitas da família Geisel à região, em especial, da filha Amália Lucy.

Hoje é

  • Dia da Escola
  • Dia Mundial do Consumidor
  • Dia Mundial do Sono
  • Dia Internacional de Combate à Islamofobia

Santo do dia:

  • São Longuinho

 

Acompanhe
nossas
redes sociais