Encontro com Lula será “evento aberto”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Encontro com Lula será “evento aberto”

Por

Atualizado quinta-feira,
14 de Março de 2024 às 08:14

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ex-prefeito de Taquari, ex-presidente da Famurs, e secretário institucional da Secom do governo federal, Emanuel Hassen de Jesus (PT), o popular “Maneco”, é um dos principais articuladores da visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Lajeado. E, em entrevista concedida ao Frente e Verso, ele convidou a comunidade regional – além de líderes de entidades, prefeitos e demais agentes políticos regionais – a prestigiar o encontro com o presidente da República nesta sexta-feira, no Teatro da Univates. “Será um evento aberto ao público”, garante. Claro, desde que seja respeitado o limite de público no requintado espaço universitário. Ou seja, cerca de 1,1 mil pessoas.

Exploração comercial e aquática

Representante da Urbanes Parques, a empresa vencedora da concessão pública do Parque Ney Arruda, em Lajeado, o empresário Hélio Militz Júnior participou do programa Frente e Verso e antecipou alguns planos de ocupação da nobre área às margens do Rio Taquari. Segundo ele, a projeção é instalar um modelo semelhante a um open mall – com espaços gastronômicos, esportivos e culturais – no triângulo formado entre as ruas Osvaldo Aranha, Bento Gonçalves e Ítalo Reali.

Para enfrentar as inevitáveis enchentes, a concessionária busca inspirações em diferentes obras de engenharia com potencial inovador e hidráulico para erguer as estruturas em tempos de cheias. Se tudo der certo, o local terá potencial para se tornar um dos principais pontos de convivência de todo o Vale do Taquari. “Vamos procurar empreendimentos locais para se instalarem no local”, adianta ele. Por fim, a empresa também pesquisa formas de tornar rentável o acesso e o próprio leito do rio.

Osmar indeciso

Secretário de Obras de Estrela, Osmar Müller (MDB) ainda não definiu de forma definitiva – com o perdão da redundância – se fica ou se deixa o governo municipal até o dia seis de abril, prazo limite para servidores que desejam concorrer ao Legislativo em outubro. Há quem aposte na permanência. Mas ele reforça a intenção de sair da administração municipal para se dedicar à campanha eleitoral.

Promessas, pressão e protagonismo

Prefeito de Estrela, o emedebista Elmar Schneider não é mais presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Mesmo assim, o gestor estrelense representou a entidade no aguardado encontro da Comissão Tripartite, realizado ontem, em Porto Alegre, para debater o futuro da concessão da BR-386. Além dele, a região esteve bem representada pelo prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmílson Busatto (MDB), que vai assumir a presidência da Amvat ainda este ano – e por consequência será um dos representantes na disputada comissão. Fábio Mertz (PP), prefeito de Marques de Souza, Ângelo Fontana, presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Acie), e o incansável Ivandro Rosa, ainda presidente da CIC/VT, também foram vozes importantes. O próximo encontro deve ocorrer em Estrela, no dia oito de maio. Até lá, a tarefa dos líderes é compartilhar as promessas para potencializar a pressão sobre a União e a CCR Viasul.

TIRO CURTO

  • O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou um estudo à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado (ALRS). O documento aponta que 21% das internações hospitalares no Rio Grande do Sul poderiam ser evitadas.
  • Uma das auditoras responsáveis pela análise do TCE, Isana Oliveira da Silva destacou que uma das causas é a má gestão. “Hoje, na atenção hospitalar, o leito é o recurso mais importante. O Estado não tem falta de leitos, mas uma má gestão, visto que o tempo de permanência do paciente internado é superior ao recomendado, o que causa a superlotação das emergências.”
  • A mesma auditora do TCE salientou ainda que essa “ineficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) provoca aumento de mortes evitáveis, perda da confiança na saúde pública e piora na qualidade de vida da população, entre outras consequências”.
  • O polêmico levantamento do TCE levou em conta estudos do Banco Mundial (BIRD) e do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontam “indícios de ineficiência elevada nos hospitais brasileiros e de desperdícios que ameaçam a sustentabilidade do SUS”.
  • Em Santa Clara do Sul, o vereador Jonas Marques (MDB) deve migrar para o Republicanos – um partido criado com auxílio de emedebistas – e concorrer novamente a uma vaga na câmara.
  • O PP de Forquetinha definiu Vianei Noll como pré-candidato a prefeito. Ele é o atual Secretário de Administração e deve fechar dobradinha com a vereadora Inês Feil. O PP também anuncia a filiação do atual vice-prefeito, Grassiani Galli, que vai deixar o MDB e deve concorrer a vereador.
  • A oposição também está pré-definida em Forquetinha e deve ser representada por Marcelo Schmitz (PL) e Jair Groders (MDB) na majoritária.
  • Atual prefeito de Capitão, Jari Hunhoff (PSDB) não vai à reeleição em outubro. Após reunião com o partido, na terça-feira, o gestor decidiu apoiar a pré-candidatura do Secretário de Agricultura, Márcio André da Costa (MDB). O PSDB vai indicar o pré-candidato a vice. E a vaga está entre o Secretário de Saúde Esmael Gerhard e a vereadora Margarida Frohlich.

Acompanhe
nossas
redes sociais