Colinas e Imigrante preparam programação alusiva à Páscoa

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Colinas e Imigrante preparam programação alusiva à Páscoa

Em Imigrante, ocorre o espetáculo Paixão de Cristo e, em Colinas, programação voltada para a Páscoa

Por

Colinas e Imigrante preparam programação alusiva à Páscoa
Foto: Pedro Rodrigues
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No quadro Cultura e Turismo, do programa O Vale em Pauta, desta semana, representantes das cidades de Colinas e Imigrante destacam atividades e programações culturais de março, mês da Páscoa, além de atrativos dos municípios.

Estiveram presentes o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Colinas, Edelbert Jasper e o empresário, Eduardo Diersmann, do Antigo Armazém Bistrô. Já de Imigrante, Silvane Caio, da Cascata das Orquídeas e o secretário da Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche.

Os dois municípios se destacam pelos atrativos turísticos, gastronomia, peculiaridades que atraem visitantes das mais diversas localidades do estado e fora também. Colinas, por exemplo, é conhecida pela tradicional programação de Páscoa com atrações todos os fins de semana. Imigrante pela sua religiosidade e, neste mês, promove o espetáculo Paixão de Cristo.

Conforme Jasper, apesar de Colinas ter sido severamente atingida com as enchentes de setembro e novembro, a cidade está sendo reconstruída aos poucos. Pontos turísticos foram destruídos, mas 80% da cidade já foi reestruturada. A programação já está ativa desde o dia 2 movimentando a cidade. “A entrada da cidade ficou bastante danificada, mas já está sendo trabalhada, calçada e vegetação prejudicada. A praça dos pássaros havia sido recuperada e foi destruída também, mas já toda reestruturada para receber os turistas”, afirma.

Programação da Páscoa

Um dos atrativos para a criançada é o “Trenzinho da Páscoa” que percorre ruas da cidade aos sábados e domingos das 14h às 18h. Neste fim de semana, no sábado, 16, ocorre o Encontro das Orquestras reunindo jovens de 11 cidades com repertório germânico em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Já no domingo, 17, a peça teatral “Na Busca do Coelho”, na praça dos Pássaros.

Já no próximo fim de semana, no sábado, 23, novamente haverá a encenação da peça teatral “Na Busca do Coelho” e no domingo, 24, o 2º Desfile Temático com diversos personagens. Visitação às praças, Caça ao Ninho, dentre outras atividades estão programadas ao longo deste mês.

Gastronomia

Um dos atrativos gastronômicos de Colinas está o Antigo Armazém Bistrô que funciona aos fins de semanas com almoços aos sábados e domingos e, rodízio de pizzas duas vezes ao mês. Aos sábados e domingos, é servido rodízio de massas, risotos e carnes, além de lasanha, risoto de pera com gorgonzola e, no inverno, as sopas são muito procuradas.

Funcionando desde 2020, o Antigo armazém é um espaço tranquilo, reservado, proporcionando o contato com a natureza. O local atrai turistas dos mais diversos lugares. Para saber mais informações, basta acessar as redes sociais do estabelecimento em @antigoarmazembistro e reservas através do WhatsApp 51) 98010-6688.

Paixão de Cristo

Em Imigrante a programação deste mês te leva para a tradicional Paixão de Cristo que chega na sua 18ª edição. “O evento que é parte do calendário oficial do Estado e os nossos trabalhos iniciaram já no ano passado. Os ensaios dos atores da peça iniciaram em janeiro. Toda estrutura necessária está sendo preparada para os dois dias de apresentação”.

Os organizadores estimam um público de 12 mil pessoas nos dois dias do evento, Paixão de Cristo.

Tanto na sexta, 22, quanto no sábado, 23, acontece a apresentação do mesmo espetáculo. De acordo com o secretário, a recepção na sexta, começa às 19h com a Orquestra Jovem de Imigrante e o espetáculo às 20h. Já no sábado, a recepção será por conta da Orquestra Municipal de Imigrante, às 19h e o espetáculo inicia às 20h, com duração de 1h30min. “Recomenda-se chegar cedo para visitar a cidade, os empreendimentos e, em seguida, se deslocar até o local do espetáculo”, reforça Porsche.

Eventos como esse movimentam toda uma cadeia. “Hospedagem, restaurantes, comércio em geral, uma oportunidade para movimentar a economia local e da região, pois muitos acabam visitando outros municípios”.

Café Colonial

Para o mesmo período, Silvane está preparando a sua propriedade para receber casais, famílias, grupos de amigos para o Café Colonial. Além de desfrutar de uma gastronomia que aguça os paladares, os visitantes podem participar de trilhas, caminho da cascata, visitação ao museu, além de um cenário propício para registros de fotos. Essa programação é feita através de agendamentos.

O café colonial ocorre nos dias 22 e 23 de março, das 15h às 19h e no dia 24, a partir do meio-dia. “Não pode faltar o pão de milho, geleias, queijos, linguiças, frango recheado, bolinho de batata, dentre outras variedades que chegam a ser mais de 40”, destaca Silvane.

Para conhecer mais, basta acessar as redes sociais, @cascata_das_orquideas e, para reservas, WhatsApp: 51) 98186-9815. “No dia 23, teremos a presença do Coelho da Páscoa interagindo com as crianças e adultos, além de sorteios de ovo de Páscoa gigante e outros prêmios.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais