Região projeta aumento na produção e se consolida como polo de chocolates

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Região projeta aumento na produção e se consolida como polo de chocolates

Com pelo menos 19 indústrias especializadas, marcas do Vale se destacam no segmento nas prateleiras dos supermercados. Empresas inovam e ampliam instalações para atender demanda

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Atualizado quarta-feira,
13 de Março de 2024 às 11:18

Região projeta aumento na produção e se consolida como polo de chocolates
Ovos de chocolate com brinquedos são os mais procurados. Para os adultos, consumidores optam por outros produtos.
Vale do Taquari

Mudanças de comportamento do consumidor diminuem a procura pelos tradicionais ovos de Páscoa, mas colocam outros produtos à base do cacau em evidência. Na região, empresas diversificam produção para atender a demanda e buscam atrativos para surpreender o cliente. O resultado é um aumento na produção de chocolate e a consolidação do Vale como um polo do produto.

Com fábrica em Lajeado, a Florestal Alimentos projeta um aumento de 40% no volume de chocolates produzidos para a Páscoa deste ano. São 13 variedades de ovos, baseados nos principais produtos da marca. A balinha do coração é um exemplo, e um diferencial. A grande novidade são os brinquedos que acompanham a linha kids, composta por cinco ovos.

“A gente olha para o mercado, para as tendências, e percebemos como as crianças gostam de um brinquedo além do chocolate”, destaca a supervisora de marketing da Florestal Alimentos, Josi Antunes.

Com a alta na produção, a expectativa é boa para as vendas nos principais mercados da região e do estado, seja com os ovos ou chocolates menores. As vendas também ocorrem em todo o país e contam com exportação.

Desde novembro, quando inicia a produção, a empresa, por vezes, contrata mais funcionários para auxiliar na embalagem e outros processos. Assim que uma Páscoa é finalizada, a campanha do próximo ano já inicia.

Vale se consolida

A empresa integra as pelo menos 19 indústrias de chocolate do Vale, com mais de 100 toneladas produzidas no mês. Entre as mais tradicionais está a Haenssgen, de Cruzeiro do Sul. Ela é considerada a primeira fábrica familiar de chocolates do país, fundada em 1895. A Divine Chocolates também integra a lista de empresas que se destacam. Para a Neugebauer, de Arroio do Meio, a Páscoa representa cerca de 30% do faturamento anual da empresa.

Ovos de chocolate com brinquedos são os mais procurados. Para os adultos, consumidores optam por outros produtos. (Foto: BRYAN BICCA)A Neugebauer não trabalha com ovos de Páscoa, mas aposta na variedade do seu portfólio e mix de produtos. De acordo com o diretor comercial Sérgio Copetti, a proposta para a Páscoa de 2024 segue a mesma linha de 2023: oferecer um chocolate de qualidade e com preço acessível para compor as cestas de Páscoa.

A principal novidade para o período será o tradicional Amor Carioca, agora em embalagem flow pack, garantindo crocância por mais tempo. Além disso, o produto terá uma nova fórmula. A Neugebauer também apresenta ao mercado duas novidades no portfólio: Bib’s Citrus e Bib’s Citrus Sticks. Os lançamentos chegam aos pontos de venda ainda no mês de março, e se tornam opções para compor cestas de Páscoa com produtos da marca.  A empresa ainda instala novas linhas de produção na nossa fábrica de Arroio do Meio, tanto de barras como de bombons.

Preço diversifica produção

Os ovos de chocolate com brinquedos são os preferidos do neto de seis anos de Léa Craide Verenzuck, 74. Há pouco menos de 20 dias da Páscoa, ela já visita os supermercados de Lajeado para pesquisar preços. Esse ano, ainda não sabe qual doce será o escolhido, já que ela percebe o aumento no valor dos ovos nas prateleiras e busca outras opções de presente.

No Supermercado STR de Lajeado, o comprador da empresa, Angelito Porto, destaca o acréscimo no preço dos ovos de 12% a 15%, e justifica o aumento pelo alto custo de produção também encontrado nas indústrias. A consequência, é a menor procura pelos ítens e o crescimento nas vendas de outros produtos, como os bombons.

De acordo com ele, essa mudança no comportamento do consumidor já vem de anos e fez pelo menos meia década que as caixas de bombom têm vendas crescentes a cada Páscoa.

Para as crianças, os ovos ainda são os favoritos, em especial, os com brinquedos. Mas os adultos já procuram alternativas. “O bombom também é uma vantagem para as empresas, porque se sobrar, logo tem o dia das mães. Bombom, vendemos todos os meses”, destaca o gerente de compras do STR, Hans Rohsig. Já os ovos, devem ser retirados pelas indústrias, que nem sempre conseguem reaproveitar o produto.

Gerente do supermercado, Lauro Baum reforça que os fornecedores já enviam a quantidade de produtos baseada no histórico dos anos anteriores. “Os ovos que vêm com brinquedos são sempre os primeiros a terminar, então esse dificilmente sobra. Mas a indústria busca trabalhar em cima daquelas marcas fortes da empresa, como o Ferrero Rocher, por exemplo”. Em meio aos desafios nas vendas, uma das alternativas é oferecer atrativos ao consumidor.

Cautela nas compras

Segundo Rohsig, as consequências das enchentes de 2023 ainda refletem no consumo dos clientes e, apesar da boa expectativa, a empresa percebe uma cautela nas compras de Páscoa deste ano. Mesmo assim, o crescimento projetado é de 5% a 10%. Ele destaca que os três ou quatro dias que antecedem a data são os de maior movimento no setor.

Pelo valor agregado dos produtos relacionados à Páscoa, a data só perde para o Natal em termos de vendas no supermercado. O comércio, além do chocolate, também inclui itens para o churrasco do domingo ou para o peixe na Sexta-feira Santa.

Entrevista
Antônio Cesa Longo • presidente da Associação Gaúcha de Supermercados

Qual a expectativa de venda para a Páscoa deste ano?
Acreditamos num pequeno crescimento de vendas puxado pelas oportunidades que os supermercados estão dando nesta data, contemplando não somente chocolates e presentes, mas também todos os produtos para a Sexta-feira Santa e o almoço do domingo de Páscoa. Em toda a data, acreditamos num crescimento entre 3% e 4%.

O que esse dado significa em relação aos anos anteriores?
A Páscoa tradicionalmente é a segunda melhor data de vendas para o setor, mas o hábito de consumo vem se adequando à realidade e às necessidades dos clientes. Hoje, os ovos de Páscoa representam menos dentro de todas as comemorações, com pequenos chocolates e presentes ganhando destaque.

Quais são os ítens mais procurados nos supermercados durante a Páscoa?
Ainda são os ovos de chocolate, os pescados para a Sexta-feira Santa e a carne para o churrasco de domingo, mas certamente os supermercados estão oferecendo uma gama maior de produtos para todos os gostos e bolsos, buscando contemplar todas as famílias neste momento importante.

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