Medidas para voltar a ser popular

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Medidas para voltar a ser popular

Por

Brasil

A popularidade do presidente Lula é a menor desde o início de seu governo. É a segunda pesquisa recente destacando a queda de apoio ao seu governo. Esta tendência tem levado os aliados do presidente a mudarem de estratégia. O governo tem optado por anúncios maciços de obras públicas e o presidente voltou a falar com a imprensa de uma forma mais clara e aberta. E voltará a visitar os estados, algo raro em seu governo. A vinda à Lajeado faz parte da tentativa de popularizar Lula e seu governo. Outra medida é fazer com que Lula modere seu discurso. 

As recentes declarações controversas do presidente sobre Israel agravaram ainda mais a situação. Seus comentários em apoio a regimes considerados ditatoriais, como o da Nicarágua, e suas obser vações sobre a situação política na Venezuela, foram duramente criticados, custando-lhe pontos na avaliação pública. Um levantamento revela que ao longo do último ano e parte de 2024, o presidente fez 57 declarações que foram percebidas como desastradas, minando sua imagem pública. 

Foto: divulgação

Receio de protestos 

Na próxima sexta-feira, dia 15, o presidente Lula fará uma visita ao Vale do Taquari, marcando uma ocasião histórica para a região. Embora não haja confirmação oficial sobre a última visita de um presidente da República à área, esta visita é aguardada com grande interesse, especialmente devido a liberação de recursos. 

O Vale do Taquari é tradicionalmente uma região onde a direita tem maior votação. Nas eleições passadas, Bolsonaro obteve a maioria dos votos em toda a região, com exceção de Canudos do Vale, onde Lula foi o mais votado. A visita de um presidente da República é sempre um evento significativo, independentemente das divergências políticas. Por isso os protestos não deveriam ser fora do tom, o que acredito que não ocorrerá, apesar dos temores. É crucial que, além das discordâncias políticas, a visita seja uma oportunidade para o presidente conhecer melhor a região e possivelmente liberar recursos para seu desenvolvimento.

Dupla definida 

PP de Forquetinha definiu como pré-candidato a prefeito Vianei Noll, atual secretário de Planeja- mento. A pré-candidata a vice é Inês Feil, atual vereadora. O atual vice-prefeito Grassiani Galli hoje MDB migrará para o PP e será candidato a vereador. Na oposição, Marcelo Schmitz (PL) e Jair Groders (MDB) serão os candidatos a prefeito e vice. 

Cidades no Pavimenta  

O governador do estado, Eduardo Leite, anuncia nesta quarta-feira as prefeituras contempladas na nova fase do programa Pavimenta, que financia obras de infraestrutura nos municípios. Está previsto que pelo menos 240 cidades serão beneficiadas, com um investimento total de R$ 250 milhões. O programa tem sido o ponto mais importante na gestão do secretário estrelense Rafael Mallmann. Há expectativa entre as cidades do vale em relação a essa próxima rodada de financiamento, esperando melhorias significativas em suas infraestruturas locais. 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais