Colégio Martin Luther divulga programação dos 120 anos na sexta

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Colégio Martin Luther divulga programação dos 120 anos na sexta

Dentre as atividades, o Jantar Baile de Aniversário, além da fundação do laboratório de Cinência Humanas que auxilia no processo de ensino e aprendizado de técnicas historiográficas

Colégio Martin Luther divulga programação dos 120 anos na sexta
Diretora interina do CML, Karin Kern, Janaína Trombini, coordenadora do projeto de 120 anos do colégio e Bruno Cavalheiro - professor, historiador e coordenador da área de humanas (Foto: Pedro Rodrigues).
Estrela

A programação alusiva aos 120 anos do Colégio Martin Luther, de Estrela, começa na próxima sexta-feira e segue até setembro, mês de aniversário. Ao todo, o CML conta com 466 alunos da educação infantil, a partir do berçário, até o ensino médio e cursos técnicos nas áreas de mecânica e alimentos.

O programa O Vale em Pauta desta quarta-feira, 13, recebeu a diretora interina do CML, Karin Kern, a coordenadora do projeto de 120 anos do colégio, Janaína Trombini, e o professor, historiador e coordenador da área de humanas, Bruno Cavalheiro. Eles falam sobre as programações festivas e alusivas à data.

Um dos marcos dos 120 anos, segundo Cavalheiro, é a fundação do Laboratório de Ciências Humanas que vai auxiliar o processo de ensino e aprendizado de técnicas historiográficas para analisar a história da imigração alemã, italiana, açoriana e das movimentações dos povos indígenas no território brasileiro, culminando com os 200 anos da imigração alemã e os 120 anos do colégio. “Um movimento grande na escola com os alunos, professores, e funcionários para trazer o máximo de ludicidade e nas práticas educativas sobre essa trajetória. Pretendemos fazer intervenções dos estudantes no espaço da escola e fora dela, com exposições, por exemplo.”

Para Janaína, é um momento de envolver projetos da escola. “O CML investiga o que é tradicional na escola envolvendo disciplinas de história, geografia, investigação e ação, além desse momento dentro da escola e vamos buscar fora também.”

Como parte da programação, atividades pedagógicas, pesquisas, atividades interdisciplinares nas áreas humanas, linguagens e natureza. “Vamos montar espaços e exposições interativas. Entrevistas com pessoas de peso que fizeram história junto à escola. Comemorar essas duas datas, esses movimentos vão ao encontro desses fatos históricos extremamente relevantes para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Taquari”, ressalta o professor.

Outra atividade que está sendo desenvolvida e o projeto de contagem regressiva a partir de fotos, fazendo uma linha do tempo começando dos períodos mais antigos e terminando na atualidade. “Com 15 dias antes do dia 10 de setembro, esse trabalho será exposto para os alunos de fotos que vão contando a história da escola e trazer no final a foto mais contemporânea possível, lembrando que história não é só o passado distante, mas o próximo também”.

Karin destaca a importância do apoio das famílias para a execução das atividades. “A escola acontece em duas vias, a importância das famílias, a escola se faz nessa construção dia após dia. As famílias, o que a gente propõe, o que elas nos retornam e esse trabalho precisa ser valorizado”.

A programação oficial de aniversário dos 120 anos do Colégio Martin Luther será lançada na próxima sexta-feira, 15, no Dia da Escola.

Parcerias

Cavalheiro enaltece a parceria com o Centro de Memória da Univates que auxilia a levar para os estudantes a construção do conhecimento de como preservar a história. “Essa trajetória mantemos desde o ensino fundamental até o ensino médio com foco no novo ensino médio, destaque para os itinerários formativos”.

Jantar Baile

Uma das atividades mais esperadas é o Jantar Baile Aniversário que ocorre na Soges, no dia 7 de setembro.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais