O curioso Túnel Furado, destino único de Roca Sales

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

O curioso Túnel Furado, destino único de Roca Sales

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Na linha ferroviária que corta Roca Sales, uma estrutura incomum chama atenção dos aventureiros e rende fotografias inusitadas. O Túnel 21 ficou conhecido como Furado por ter uma perfuração feita no topo.

Faz parte da Ferrovia Tronco Principal Sul, a primeira ligação férrea entre o RS e a região sudeste do Brasil. Fica na comunidade de Marquês do Herval (Picão), a cerca de 10 quilômetros do centro de Roca Sales.

Para chegar até o Túnel Furado é preciso caminhar cerca de 10 minutos pelos trilhos. O furo fica 200 metros dentro do túnel escuro.

Como dica, sugerimos conhecer esse destino ao meio-dia, quando a posição do sol proporciona a iluminação maior do ambiente. Importante ter cuidado ao andar na ferrovia, pois as locomotivas ainda passam pelo local.

Duas teorias são apresentadas pelo escritor Luiz Carlos Rota Gosmann para explicar o furo no túnel. Primeiro: pela necessidade dos construtores saberem o caminho certo, uma vez que a passagem subterrânea foi perfurada em ambos os lados devido seus três quilômetros de extensão.

Segundo: o buraco servia para a passagem de um compressor de ar já que faltava oxigênio no túnel durante os trabalhos de escavação.

O Túnel Furado se tornou famoso após imagens se espalharem nas redes sociais. Desconhecemos a existência de outra estrutura do gênero, o que torna o destino de Roca Sales inigualável. Temos um vídeo completo disponível no YouTube.

Parada ideal entre os Vales

Produzimos um novo vídeo dos ambientes sofisticados e charmosos do Paradouro Santa Inês. Sem dúvidas, é a parada ideal para quem passa pela RSC-453 em Mato Leitão, entre os Vales do Taquari e Rio Pardo.

O espaço interno conta com 260 metros quadrados para atender desde a pessoa que quer um lanche ou aquele profissional que está na estrada e busca um espaço para trabalhar com seu notebook ou smartphone. Na parte externa, destaque para o ajardinamento, bancos e até um balanço decorado para fotografias.

No cardápio estão tortas, sanduíches, salgados e doces em geral, além de vários tipos de café. Também há pastéis nos sabores de carne, frango e calabresa com requeijão. O paradouro ainda oferece a opção de xis prensado de segunda a sexta-feira e tem 57 sabores de cucas artesanais, as mais deliciosas da região.

Repost do leitor

A Natália Antunes de Lorena nos apresenta a beleza natural do Cerro dos Gomes, uma antiga pedreira que hoje ganha status turísticos em Bom Retiro do Sul.

Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!

Acompanhe
nossas
redes sociais