Avançam projetos para novas delegacias de Polícia Civil no Vale

Segurança pública

Avançam projetos para novas delegacias de Polícia Civil no Vale

Além da nova central de polícia em Lajeado, novas estruturas de Arroio do Meio e Roca Sales devem iniciar sua construção em 2024

Por

Atualizado domingo,
03 de Março de 2024 às 12:32

Avançam projetos para novas delegacias de Polícia Civil no Vale
Crédito: Henrique Pedersini
Vale do Taquari

Em três cidades do Vale do Taquari, a Polícia Civil evoluiu nos trâmites para ter novas delegacias. A atualização foi feita pela delegada regional Shana Luft Hartz em entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora na sexta-feira, 1º.

O maior dos projetos é o da nova central de polícia em Lajeado, a ser erguido na esquina das ruas Coelho Neto e Fábio Brito de Azambuja, no bairro São Cristóvão.

A estrutura abrigará todas as cinco delegacias do município (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA); Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam); Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia de Polícia de Lajeado e Delegacia Regional). Um auditório também está previsto no projeto. A obra está estimada em R$ 9 milhões.

O recurso virá do Estado, por meio da terceira etapa do Avançar na Segurança Pública. “O avanço dos últimos dias é que os documentos que faltavam para a abertura da nova licitação foram entregues após a suspensão do primeiro edital por questões burocráticas”, explica.

A nova área destinada para a Polícia Civil resolve problemas estruturais para a atividade desempenhada pelos agentes, em especial no Centro, onde o prédio situado na rua João Batista de Mello foi invadido pela enchente e recentemente um problema na rede de energia causou um princípio de incêndio.

 

Novas sedes em Arroio do Meio e Roca Sales

Shana também confirmou que em Arroio do Meio, a delegacia será construída em outro local em relação ao atual, invadido pela água em setembro de 2023. A novidade é que a DP será ao lado de um novo quartel da Brigada Militar (BM). A proximidade é avaliada de forma positiva pela responsável por todas as delegacias do Vale do Taquari pelo trabalho em conjunto que poderá ser intensificado.

Em Roca Sales a nova delegacia ficará próximo da igreja, em frente ao atual prédio do Hospital Roque Gonzáles. “Vamos erguer mais ainda a medida do projeto existente para estar mais distante de inundações. É um projeto que avançou e temos recursos para começar a obra, com a possibilidade de novos valores serem destinados nos próximos meses”, complementa.

Investigação de casos polêmicos

Ao menos três casos de grande repercussão na comunidade estão entre as prioridades. Um deles é sobre a morte de Niumar Hochemer Lopes, 42 anos, ocorrida no Hospital Bruno Born, onde o morador de Lajeado estava internado após sofrer agressões em via pública no bairro Universitário. As apurações estão em fase final e os envolvidos foram identificados.

Sobre o caso da morte de Eloete de Oliveira, 54 anos, encontrada morta em Sério após ser levada de sua residência em Anto Bravo, interior de Progresso, a polícia já possui uma linha de investigação definida após ouvir o marido da vítima e outras testemunhas. Detalhes são preservados para não atrapalhar a investigação.

O mais recente dos casos é a tentativa de assalto em um condomínio de alto padrão situado no bairro Carneiros, no último dia 27 de fevereiro. Um homem morreu após trocar tiros com a polícia durante a fuga. Os suspeitos não conseguiram efetivar o crime pois foram confrontados pelo morador da residência que era alvo deles, com disparos por arma de fogo.

Acompanhe
nossas
redes sociais