Como serão os próximos seis meses?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Como serão os próximos seis meses?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A maior tragédia da história do Vale do Taquari completa seis meses na próxima semana. E, apesar dos mais de 50 mortos e dos bilhões em prejuízos, a impressão é que avançamos pouco na busca por um plano regional para mitigar os efeitos das próximas enchentes. De forma coletiva, e isso envolve entes públicos, privados e associativistas, as ações foram escassas desde os trágicos dias 4 e 5 de setembro de 2023. De forma coletiva, ainda não houve pressão suficiente sobre os principais órgãos e atores responsáveis pelo monitoramento das cheias, e tampouco sobre os responsáveis pela estruturação da Defesa Civil Regional.

De forma coletiva, há muito a fazer em todos os sentidos. Só passou meio ano, eu sei, e ainda não finalizamos sequer alguns trabalhos básicos de reconstrução e limpeza da nossa região. Mas é nossa responsabilidade escolher como serão os próximos seis meses. E logo mais será nossa a responsabilidade decidir os rumos dos próximos quatro anos.

Paulão retorna à Agricultura

Paulo Floriano Scheeren será o novo Secretário de Agricultura de Estrela. Filiado ao Partido Liberal (PL) desde 2020 – ele pertencia ao quadro do PPS –, ele já atuou como titular da pasta no início da década passada e também já foi vereador no município. “Paulão”, como é popularmente chamado na comunidade, vai assumir o lugar de Avalício Willer, que assumiu em outubro do ano passado.

 

Comunicação no Governo Lajeado

O governo de Lajeado vai lançar um processo licitatório para contratar uma nova agência de propaganda e publicidade. O contrato com a Engenho de Ideias, empresa com sede em Porto Alegre e que venceu a concorrência em 2019, encerra em maio. No momento, o setor de comunicação do poder Executivo finaliza com extremo rigor e lisura o Termo de Referência da licitação. Tudo para garantir a plena competitividade no edital e, assim, não favorecer A, B ou C.

Bacci toma posse e elege o vilão: o celular

Ex-deputado estadual, ex-deputado federal, e ex-diretor do Detran/RS, Enio Bacci (União Brasil) enfim tomou posse nessa semana como presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). E ele já escolheu a bandeira para sua gestão à frente da entidade: o uso de celular ao volante. “Vamos preparar uma grande campanha de conscientização”, adianta ele.

 

 

Canigia (mais) confiante

Cotado para se filiar no Partido Liberal (PL) de Estrela, o vereador Humberto Canigia (Republicanos) ainda não decidiu o futuro na política local. Recentemente, e diante de informações e pesquisas que costumam circular nos bastidores dos anos eleitorais, ele decidiu repensar os recentes convites e não descarta estudar ou provocar uma eventual candidatura na majoritária.

Lelo convida o PDT

Ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Imigrante, Celso Kaplan (PP) – o popular “Lelo” – participou na quinta-feira do encontro regional do PDT, em Lajeado. Por lá, além de acompanhar o discurso do presidente estadual do partido, Romildo Bolzan Jr., Lelo também aproveitou para se aproximar de líderes regionais, estaduais e nacionais da sigla. Entre eles, o deputado federal Pompeo de Mattos. E mais. Lelo oficializou o convite para “integrar um novo projeto”. Um fato que deve impactar os bastidores da política local. Afinal, o PDT ainda integra a base do atual governo.

 

TIRO CURTO

  • No encontro do PDT regional em Lajeado, destaque para a presença do presidente do FGTAS, José Scorsatto, dos prefeitos de Teutônia, Celso Forneck, de Poço das Antas, Vânia Brackmann, de Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva, e também da vice-prefeita de Arroio do Meio, Adriana Meneghini Lermen.
  • O governo de Encantado aposta muitas fichas no capeamento asfáltico de vias municipais. Especialmente em 2024.
  • Em Estrela, ainda há agentes do PSD incomodados com a falta de secretarias municipais.
  • Na sexta-feira, a Empresa Pública de Logística Estrela (Elog) anunciou para a segunda-feira o início dos serviços de batimetria no Rio Taquari. Mas, e ainda na sexta-feira, a mesma Elog anunciou que o trabalho foi protelado mais uma vez. Antes de iniciar, será necessário a reinstalação das réguas às margens do rio.
  • Em Lajeado, vereadores da situação e da oposição cobram agilidade do governo na publicação do edital de licitação para a concessão do serviço de estacionamento rotativo público. Mas, e se pensarmos que o Executivo teve duas gestões para pensar nisso e nada fez até o término do contrato, é difícil acreditar em agilidade.
  • Também em Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo (PP) sancionou a lei que homenageia o promotor Sérgio Diefenbach com o título de Cidadão Lajeadense. Lembrando que apenas a vereadora Ana da Apama (MDB) não votou pela aprovação da matéria no plenário da câmara.
  • Vereador do PP de Lajeado, Alex Schmitt protocolou um “requerimento ordinário” para sugerir uma Moção de Repúdio ao “Poder Executivo Federal acerca das recentes declarações antissemitas por parte do presidente Luis Inácio da Silva, o Lula”. Ele se refere às declarações sobre a guerra entre Israel eu Hamas, na Faixa de Gaza, e que invocaram o regime nazista alemão.
  • Em Teutônia, o PRD (fusão do PTB e Patriota) formalizou nessa sexta-feira apoio à pré-candidatura a prefeito de Renato Altmann (PSD). Agora o grupo conta com PSD, MDB, PP e PRD.

Acompanhe
nossas
redes sociais