Pista principal de trincheira da ERS-130 é liberada

TRÂNSITO

Pista principal de trincheira da ERS-130 é liberada

Tráfego foi direcionado à nova estrutura no fim da manhã. Obra está quase pronta. Condição atual possibilita última etapa no processo de transformação do trecho

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Atualizado quinta-feira,
29 de Fevereiro de 2024 às 11:38

Pista principal de trincheira da ERS-130 é liberada
Foto: arquivo / Bianca Mallmann
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A pista principal da trincheira da ERS-130, no bairro Moinhos, em Lajeado, foi liberada no fim da manhã de quinta-feira, 29. Depois da conclusão das faixas adicionais, a obra está quase pronta. A condição atual possibilita a nova e última etapa no processo de transformação do trecho. O fluxo de trânsito, aos poucos, começa a ser desviado para a estrutura.

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Desde 17 de fevereiro, motoristas que trafegam pela Carlos Spohr Filho, no bairro Moinhos, não podem mais acessar o trevo da BRF para fazer o contorno e seguir em direção à Santa Clara do Sul ou a Venâncio Aires. A manobra de retorno é feita poucos metros depois.

Já a partir do dia 20, foi implementado o desvio para quem vem de Santa Clara e da ERS-413. Sem a possibilidade de ingressar no trevo da BRF, os motoristas que se deslocam até a rótula que dá acesso a Cruzeiro do Sul para, então, fazer o retorno.

Atrasos e aditivos

Iniciada em fevereiro de 2022, a obra de remodelação da ERS-130 tinha um prazo inicial de dez meses de conclusão. No entanto, sequer as faixas adicionais ficaram prontas neste período. A primeira, no sentido Venâncio Aires/Lajeado, foi finalizada e liberada parcialmente em fevereiro.

A faixa no sentido contrário foi finalizada apenas no segundo semestre. No entanto, os períodos chuvosos, com direito a duas grandes enchentes, atrapalharam o cronograma para construção da trincheira. Somente no fim do ano é que a construção avançou significativamente.

Ao longo desses dois anos, diversos aditivos contratuais foram feitos. O mais recente, no começo deste mês, aumentou em R$ 2,1 milhões o custo da obra, sendo R$ 1,7 milhão relativo a materiais, enquanto o restante será empregado na mão de obra.

O último aditivo, inclusive, foi alvo de críticas na câmara de vereadores. Parlamentares de oposição questionaram a elevação do valor da obra. Hoje, o investimento total se aproxima dos R$ 15 milhões.

 

Como vai funcionar até a conclusão:

– Quem vem da Carlos Spohr Filho (Moinhos):

Não pode mais acessar o trevo da BRF. Para seguir em direção a Santa Clara do Sul ou fazer o retorno para Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, precisa acessar a nova trincheira;

– Quem vem de Santa Clara do Sul e bairros São Bento e Jardim Botânico:

Para seguir em direção ao bairro Moinhos ou acessar a ERS-130 (sentido Venâncio Aires/Lajeado), motoristas terão que seguir até o trevo de acesso a Cruzeiro do Sul para fazer o retorno na rodovia;

– Quem segue pela ERS-130:

Para quem trafega no sentido Lajeado/Venâncio Aires, acesso segue normal para Santa Clara do Sul, mas é preciso fazer o retorno no trevo de Cruzeiro do Sul para acessar o bairro Moinhos. Já no sentido contrário, o acesso à Santa Clara e o retorno à rodovia deve ser feito pela trincheira.

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