Projeto sugere a retirada das lixeiras no bairro Jardim Botânico

LAJEADO

Projeto sugere a retirada das lixeiras no bairro Jardim Botânico

Iniciativa busca evitar o acúmulo de lixo nas ruas. Ideia é que as pessoas retenham os resíduos em casa até o dia da coleta

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Fevereiro de 2024 às 11:40

Projeto sugere a retirada das lixeiras no bairro Jardim Botânico
Foto: arquivo/Bianca Mallmann
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação de Moradores do bairro Jardim Botânico de Lajeado realiza nesta quarta-feira, 28, a sua reunião mensal. A principal pauta do encontro é apresentar o projeto de retirada das lixeiras públicas coletivas.

De acordo com o presidente Alfredo Farinhas Neto, a proposta é individualizar o lixo. Cada morador ficará responsável pelos seus resíduos. Assim, as pessoas armazenam dentro de casa os resíduos produzidos e apenas nos dias da coleta colocam as sacolas na frente de suas casas, podem instalar lixeiras menores individualizadas, pendurar na grade ou criar outras alternativas.

“Hoje o descarte ocorre de qualquer maneira. Tem muito acúmulo de lixo nas lixeiras. Isso atrai baratas, ratos, é um criadouro de mosquitos. Além do mau cheiro”, diz o presidente da Associação de Moradores.

Atualmente, o recolhimento de resíduos ocorre três vezes por semana no bairro Jardim Botânico, nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

A reunião ocorre a partir das 19h, na Baixinha Lanches. Será o momento da Associação apresentar a proposta aos moradores e possibilitar que a comunidade apresente sugestões e manifeste sua opinião sobre o assunto.

Exemplo dos bairros Centenário e São Bento

O bairro Jardim Botânico poderá ser o terceiro a contar com o projeto de retirada das lixeiras e mudança na maneira em que as famílias fazem o descarte dos resíduos. Isso porque o bairro Centenário implantou a iniciativa em 2020 e desde agosto de 2023 o mesmo foi feito no bairro São Bento.

O acúmulo de lixo nas ruas era um problema constante nas duas localidades. E assim surgiram os projetos “Centenário 100 – Lixo 0” e “São Bento Limpo – Lixo Zero”, liderados pelas Associações de Moradores, assim como o movimento que começou a ser feito no bairro Jardim Botânico.

Acompanhe
nossas
redes sociais