Mallmann se aproxima do União Brasil. Mas vai assinar com o Podemos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mallmann se aproxima do União Brasil. Mas vai assinar com o Podemos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Segundo vereador mais votado de Estrela em 2020, Márcio Mallmann (PP) se aproxima e muito do União Brasil. Mas, e diferente do publicado ontem, ele deve assinar filiação no partido Podemos. A partir desse movimento, o experiente parlamentar também deve confirmar a pré-candidatura a vice-prefeito, em uma interessante dobradinha com a pré-candidata a prefeita Carine Schwingel (União Brasil).

Aliás, o União Brasil está cada vez mais fortalecido na cidade. E já divulga o nome de alguns pré-candidatos a vereador. Entre eles, destaque para Paulo Sehn, Júlio Schoor e Daniel Mallmann – que inclusive deve ser lançado como candidato a sucessor de Márcio no legislativo. Não por menos, é cada vez mais recorrente os ataques de membros do governo aos agentes do União Brasil. Em eventos privados e, também, em espaços e eventos públicos.

Riscos às casas populares

Há um temor geral entre os prefeitos de cidades atingidas pelas históricas enchentes de setembro. Os gestores compactuam uma significativa dose de preocupação com relação aos processos licitatórios para a construção de casas populares. Os editais possuem diversas complexidades junto à Caixa Econômica Federal, e isso já resultou em uma licitação fracassada em Lajeado, por exemplo. Além disso, construtores alertam para as dificuldades de realizar diversas obras em pontos distintos das cidades, o que compromete a logística e organização dos canteiros de obras.

Placas erradas

Foto: Caetano Pretto

Uma placa com informação errada foi instalada na ERS-130, em Lajeado. A sinalização vertical, localizada após o trevo da BRF no sentido Lajeado-Cruzeiro do Sul, aponta que Santa Clara do Sul ficaria 57 km em frente (foto). No entanto, para acessar o município neste sentido é preciso dobrar à direita. Além disso, a cidade fica em distância mais próxima, a cerca de 10 km do ponto onde a placa foi instalada pelas equipes responsáveis pela obra. Também há uma placa confusa na BR-386, no sentido interior-capital, um pouco antes do trevo de acesso à Estrela. A sinalização confunde quem pretende se dirigir à Serra Gaúcha. Já em Lajeado, o governo instalou uma placa para sinalizar um tal “Parque Beira Rio”, e que na verdade se chama Parque Ney Arruda.

Placas certas

Uma coruja-buraqueira foi fotografada em uma placa que pede respeito ao próprio animal. O flagra foi feito no loteamento residencial Morro dos Conventos, da Richter Gruppe, localizado próximo à escola Vida Nova, em Lajeado. A estrutura vertical foi instalada no início de fevereiro pela Secretaria de Meio Ambiente para sinalizar áreas de nidificação — construção de ninho — de corujas-buraqueiras, que estão em época de reprodução. Conforme o titular da pasta, Luís Benoitt (PL), a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de cuidar e respeitar os animais silvestres no entorno. Outras placas já estão instaladas na Av, Benjamin Constant, mas são referentes a outros tipos de animais. Uma iniciativa louvável. E o flagra merece o destaque!

Bike Solidária chega à capital gaúcha

Uma das principais ações da aliança entre Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Ministério Público e a Polícia Civil do Vale do Taquari foi apresentada ontem ao Executivo municipal de Porto Alegre. Lançado em 2021, e fruto da inédita parceria com o Senai, o projeto Bike Solidária tem tudo para romper as fronteiras regionais e conquistar o estado e o país. Eu já escrevi e reforço: o projeto que visa a restauração, o reaproveitamento e a posterior doação das bicicletas “esquecidas” nos porões das delegacias para crianças carentes tem tudo para virar uma política pública de âmbito estadual e nacional. Sobre a apresentação na capital gaúcha, destaque para a presença de representantes regionais e, também, do projeto RS Seguro do governo estadual.

TIRO CURTO

  • O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel) de Encantado avança para a área da saúde com a criação de uma câmara técnica específica para avaliar e potencializar o setor na cidade.
  • Em tempo, e sem maiores detalhes, representantes do PL regional encaminham convites para uma movimentação da “Direita do Vale do Taquari”. O evento é convocado para o dia 14 de março, a partir das 19h22min, em Estrela.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais