“Governador pode flexibilizar decretos que retiram benefícios fiscais”

presidente da Amvat

“Governador pode flexibilizar decretos que retiram benefícios fiscais”

Jarbas da Rosa, também prefeito de Venâncio Aires, comenta discurso de Eduardo Leite na Assembleia de Verão da Famurs

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Fevereiro de 2024 às 15:30

“Governador pode flexibilizar decretos que retiram benefícios fiscais”
(Foto: Rodrigo Martini)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Durante a Assembleia de Verão, promovida pela Famurs, em Xangri-lá, no litoral Norte, em uma de suas falas, o governador Eduardo Leite defendeu os decretos que retiram benefícios fiscais de diversos setores produtivos. Em discurso, lembrou que os municípios estão em constante busca de recursos junto ao Estado. Dentre eles, para reconstrução de pontes. Para que o governo possa contribuir, precisa de dinheiro.  

Devido a isso, sustenta a necessidade de manter a decisão sobre os decretos que passam a vigorar em 1º de abril e que vão retirar benefícios fiscais do setor produtivo. Segundo Leite, para manter o estado produtivo é preciso manter recursos para estradas, logística, segurança hídrica e suporte aos municípios mais necessitados. 

Sobre o assunto, o presidente da Amvat e prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa que também participa do evento, avalia a fala do governador como uma possível mudança na decisão. “Acredito que vai ter uma flexibilização por parte do governador. Pois é uma questão que precisa ser trabalhada e pensada a médio e longo prazo tanto para Estado quanto a município”, relata. 

Além disso, Rosa explica que se o município não tem uma educação boa, com escolas para todas as crianças, saúde de qualidade, ausência de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de qualificação profissional, entre outros, não terá a médio e longo prazo um crescimento sustentável.  

“Na expressão do governador, ouvi atentamente uma mudança na fala quando ele disse: ‘Nós vamos avaliar em março as alíquotas’. Acredito que terá sim um olhar diferenciado e vai ser analisado um por um. E não vai ser uma passada de caneta conforme foi divulgado por ele mesmo em dezembro. Creio que ele deixou a gente imaginar e acreditar nessa possibilidade. O governador tem essa sensibilidade e capacidade técnica em fazer uma análise mais cuidadosa em março e devem vir novidades, eu acredito”, reforça.  

Outro assunto citado por Rosa durante entrevista ao programa O Vale em Pauta foi sobre a vinda dos ministros ao Vale nesta quinta-feira, 29, ocasião em que será assinado o contrato para a construção de 360 novas moradias através do programa Minha Casa Minha Vida Calamidade Rural. De acordo com o gestor, o município de Venâncio Aires aguarda a construção de 16 novas casas em Vila Mariante, destruídas durante a enchente de setembro.  

Participação de Venâncio Aires no evento 

Há uma tradição de participação de Venâncio Aires na Assembleia de Verão da Famurs, através da iniciativa privada. Logo no início da entrada do evento, o município traz um pedacinho de Venâncio Aires e da Fenachim, com a Escola de Chimarrão, a única do mundo, além da presença das soberanas da Fenachim fazendo a divulgação do município e da festa que ocorre em maio. 

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais